Vinhos – Dicas e novidades

A versatilidade dos vinhos embalados na própria taça.

fatto-nord-01

Vinhos que já vem em taça própria

Depois de pesquisas e investimentos no desenvolvimento do projeto, uma equipe de brasileiros lança a primeira linha de vinhos embalados na taça: FattoNord. Uma coleção com três tipos de vinhos: vinhos brancos, rosados e tintos argentinos embalados em graciosas taças descartáveis “só que não“, dependendo dos interesses de cada consumidor. 

A proposta é colocar disponível a todos, vinhos a serem consumidos em festas, jogos, baladas, na praia ou em qualquer lugar. Excelente pedida para não obrigar quem curte vinho, a tomar a bebida da maioria em um grupo, afinal é complicado pedir uma garrafa de vinho para apenas um membro da mesa. Nada como encontrar o vinho em locais que não teríamos acesso a ele, pelas condições adversas, e assim atender às demandas dos apreciadores de vinhos. 

Degustei os vinhos em meados de abril (2016) em evento de apresentação, na Pizzaria Di Fondi. Tive a oportunidade de degustar as três variações dos vinhos FattoNord. 
O vinho que mais me chamou atenção foi a versão em taça com vinho tinto, leve, alegre e fácil de ser bebido, perfeitamente equilibrado e agradável dento do estilo, e que pelo conjunto, acabou surpreendendo na harmonização com as pizzas, o que não é tarefa simples para tintos.

A sensação do vinho na taça foi melhor do que eu esperava, dada a minha constância em degustar vinhos nas condições ideais, ou seja nas taças próprias para cada estilo, ou na taça ISO (Leia sobre a taça ISO) eu temia não ter versatilidade para acompanhar algo que quebrasse muito os meus hábitos. Gostei bastante da experiência. Vinho existe para fazer parte da vida de todos. Cada momento pede um estilo de vinho, dos mais descontraídos e leves, aos mais estruturados e reflexivos. Mas o vinho precisa estar lá. Disponível ao seu apreciador.

fatto-nord-02
A opção do vinho branco na taça é bem agradável, conserva aromas e frescor e  é claro, que harmonizou bem com a pizza, mas o vinho branco tem esta versatilidade. O vinho branco é bem menos exigente quanto às companhias. O vinho branco é ainda um vinho a ser descoberto pelo consumidor brasileiro, pois pode ser boa cia petiscando qualquer coisa. A FattoNord está ajudando a colocá-lo sempre à mão. Agora é aguardar que o produto esteja disponível pelo país.

Vinhos embalados em bag-in-box (veja alguns AQUI) ou em taças, são via de regra vinhos leves, frescos e para situações informais, não são vinhos para serem comparados a vinhos de estrutura longeva. Não são vinhos de guarda, vinhos de evolução. (Conheça alguns no banco de vinhos analisados da revista Eno Estilo). Quero salientar que existem vinhos apreciáveis em todos os estilos, assim como existem vinhos ruins também, dos mais simples aos mais complexos.

Encontrar vinhos em taça para relaxar em qualquer lugar, sempre será uma opção bem-vinda, para os apreciadores dos segredos de Baco.

Fazendo uma ressalva no tema, a Pizzaria Di Fondi, na Vila Madalena, SP, além das massas tradicionais, possui a opção de massa sem glúten. Surpresa boa e bem-vinda, para quem não consome glúten há vários meses e portanto anda longe das pizzarias tradicionais. Meu caso.
Degustei e apreciei muito a pizza sem glúten da Di Fondi.


Site da FattoNord:
www.conesulbebidas.com

Custo previsto por taça para o consumidor final: R$ 20,00
Cada taça contém 210ml.

Camila H. Coletti
Wine Writer | Editora | Colunista de vinhos | Sommelière ABS-SP
Contato

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana  e Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

Só os melhores vinhos da semana  Vinhos selecionados até 100 reais



ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.