Vinhos – Dicas e novidades

Dica de vinho do dia | Ao comprar, cuidado com a safra do vinho

garrafas-adega-660

Cuidados ao comprar vinhos em promoções

Em determinadas ocasiões acontecem feiras e bota-foras de vinhos e na hora de escolher os vinhos que levará para a sua adega fique atento às safras. No rótulo do vinho você encontrará para validade, o termo “indeterminada”, o que significa que no geral não se pode dizer quanto tempo de vida tem aquele produto. Podemos comprar um vinho em perfeito estado ou um vinho já passado, como fruta passada e decadente.

Em linhas gerais, a maior parte dos vinhos de faixa de preço mais baixo, que estão no mercado brasileiro, tem uma vida estimada em anos, não em décadas como no caso dos grandes vinhos de guarda. Estabeleço abaixo algumas regras gerais para selecionar seu vinho.

Regras básicas para a compra de vinhos em ofertas e em feiras de vinhos

Vinhos brancos: Nesta faixa, não devem ser adquiridos com mais de 3 anos desde a data impressa no rótulo, se pretende consumí-los ao longo do ano ou no próximo verão, convém que compre vinhos brancos com no máximo 2 anos desta data.

Lembre-se de que a data informada no rótulo é o ano da vindima, ou seja da colheita das uvas.

Vinhos rosés: Pode-se pensar em no máximo 4 anos da data do rótulo, mas se forem vinhos rosés da Provence, após 2 anos da vindima, estes rosés da Provence já não tem a mesma exuberância de aromas, um grande diferencial dos vinhos da Provence embora o vinho esteja intacto em outros aspectos, eu sugiro para eles, o máximo de 3 anos da data do rótulo e para consumo imediato.

Vinhos tintos: Os vinhos tintos tem mais longevidade, protegidos pelos taninos e dependendo da qualidade deles, assim se for para consumo imediato, pense em até 6 anos, eu não arriscaria mais do que isto, a não ser que conhecesse o vinho. Via de regra selecione vinhos com no máximo 5 anos da data da safra, se forem vinhos do Brasil de preço mais baixo, no máximo 3 anos.

Atenção com o vinho Beaujolais Nouveau (observem este termo NOUVEAU no rótulo), que é levíssimo e é uma edição comemorativa da safra francesa, para ser consumido de imediato, geralmente engarrafado em novembro de cada ano e não mantém o frescor por mais do que no máximo 4 meses, após o engarrafamento. Assim sendo, podemos dizer que tem vida curta e que sobrevive até março do ano seguinte.

Mas atenção, não são todos os Beaujolais, existem Beaujolais de guarda, leia a matéria sobre eles AQUI.

Esta é uma dica geral, existem muitas exceções, mas para isto é preciso considerar a região de origem do vinho, e a gama a qual pertence nas linhas da vinícola. Vinhos tintos de gama de entrada (os mais baratos) são mais leves, tem menos taninos, menos estrutura e portanto menos longevidade.

Vinhos de topo de gama, vinhos de estirpe ao contrário, tem grande estrutura, taninos de qualidade excepcional e foram elaborados para percorrer o tempo, expressando-se criativamente e muitas vezes poeticamente através dele.

por Camila H. Coletti

b-300-revista-eno-estilo-1home-red.jpg

 


Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

 

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Feiras Internacionais de Vinhos 2016

Vinho da Semana – Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  

d-vinho-da-semana-eno-estilo-15 


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br 

 




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.