Vinhos – Dicas e novidades

Ser enófilo é mais do que apreciar vinhos

enofilo-vinhos-livros-660 

O que significa ser enófilo?

Seria equivocado dizer que o enófilo é todo apreciador de vinhos. Quase todo o planeta é de apreciadores de vinhos, no entanto, não se pode atribuir esta palavra para todo este grupo, esta palavra carrega conteúdos próprios. Ao apreciador de vinho no geral, cabe apreciar vinhos e bebê-los quando der vontade e ponto final.
Ao enófilo não. Isto não satisfaz.

Ser enófilo significa o apreciador que além de apreciar os vinhos, passa a mergulhar neste universo de estudos, fascinado pelas descobertas que ele proporciona.

Não é a pessoa que gosta apenas de ter o vinho por perto, na sua taça ou frequenta eventos de vinhos. Enófilo é aquele que vai muito além, dedicando-se a estudar este universo de verdade. O vinho passa a ser além do prazer pela bebida, um foco de atenção e estudos. O enófilo amplifica o prazer. Ele aprecia o vinho e todo o conhecimento relacionado a ele. Quantos bebedores de vinhos, leem sobre vinhos?

Um vinho, e um bom livro, ou um bom texto sobre ele, para o enófilo é um baita programa. Somente um enófilo de verdade sabe o quanto isto é bom e relaxa.

Ninguém é enófilo por trabalhar com vinhos

Vender vinhos ou qualquer atividade nesta área pode abrir espaço para o conhecimento, cabe a cada pessoa agarrar esta oportunidade ou não. 

Existem pessoas que não tem qualquer conhecimento em vinhos, mas querem adentrar este espaço, se sentir do meio, então  se agarram no termo enófilo, achando ser refinado autodenominar-se assim. 

Esta área, a de vinhos, é repleta de muitos curiosos, e de poucos estudiosos de fato. Há alguns poucos enófilos de verdade. Estes são famosos pelo conhecimento,  estudam e transitam neste universo com competência.  Mas a maioria dos antigos enófilos já optou por ter uma formação mais técnica, como a de sommelier/sommelière, que agrega uma visão mais ampla do conhecimento e uma boa oportunidade de treinamento na análise de vinhos. Mas como em todas as formações existem os bons alunos que se destacam. Há que se observar com calma.

Ser enófilo é um atributo de quem estuda este universo

Um enófilo vai precisar de pelo menos uns 5 ou 10 anos de experiências nesta área, estudos e formações, para ser considerado de fato um enófilo, caso contrário ele será um apreciador de vinhos ou aspirante a enófilo.

Existem também os enófilos experientes, estes são competentes no conhecimento e podem surpreender com ele. Geralmente tem mais de 20 anos no meio, como estudiosos, do tema. Viajam, compram vinhos de qualidade, frequentam boas confrarias, lêem muito, fazem cursos rápidos, além de degustações técnicas em locais conceituados. Estas degustações técnicas são fundamentais para tirar dúvidas de leituras feitas, e para experimentar na prática os conhecimentos adquiridos. 

Mas existem outras funções que são utilizadas no mundo do vinho, para designar pessoas. Duas delas são profissões: enólogo e sommelier. Ambos precisam de formação longa. Pode-se também encontrar a referência, a especialista em vinhos e crítico de vinhos. 

Leia sobre enólogo AQUI (Enólogo é o profissional que interrompe a vocação natural da uva).

Sobre sommelier AQUI (Sommelier, aquela figura polêmica).

por Camila H. Coletti
 
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence | CIVP

 b-300-revista-eno-estilo-1home-red_thumb.jpg

 

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana  e Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

Só os melhores vinhos da semana  Vinhos selecionados até 100 reais


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.