Vinhos – Dicas e novidades

Como tirar mancha de vinho | Dicas para ter por perto

Já pensou em como tirar mancha de vinho numa emergência?

vinho-derramado-revista-enoestilo-660

Como tirar mancha de vinho é habilidade necessária a todo enófilo. Nenhum de nós está livre de um esbarrão e pronto, lá se vai a taça vertendo o vinho em alguma roupa, ou no tapete.

Como tirar mancha de vinho | Procedimento inicial

  1. Seque com um pano papel absorvente ou pano seco o máximo possível do vinho derrubado sobre a roupa. Cuidado para não espalhar mais ainda e não manchar o outro lado no caso de calça ou blusa. Não esfregue, apenas absorva.
  2. Coloque sal sobre a mancha que ficar, cubra toda ela com uma farta camada de sal. Deixe por um tempo, pois o sal irá absorver muito do vinho que já penetrou no tecido.

Após estes procedimentos iniciais você tem diversas escolhas e dependerá do material que você tenha em casa no momento. Vamos ver como tirar a mancha de vinho com diversas substâncias.

  1. Você pode retirar o sal quando perceber que ele ficou colorido, bater bem e voltar a colocar outra camada de sal. Ir repetindo até clarear bem a mancha e então proceder a lavagem.
  2. No caso de ter água oxigenada em casa, misture 1 parte de água oxigenada e 1 parte de sabão líquido e coloque sobre a mancha. Observe que este procedimento é indicado para roupas claras, no caso das escuras ou tecidos que pedem lavagem à seco, você estará correndo algum risco de desbotamento.
  3. No caso de ter vinagre de vinho branco ou vinho branco, que seja bem claro e molhe a mancha com ele. O ideal é colocar o vinagre ou vinho em um recipiente e afundar a parte da roupa com a mancha nele. Depois de uns 15 minutos, proceda a lavagem.

Como tirar a mancha de vinho do tapete ou do carpete

como-tirar-mancha-de-vinho-revista-enoestilo-660

Para retirar a mancha que caiu sobre o tapete, seque bem o vinho. Molhe um pano com água com gás e vá secando para remover o máximo possível. Na sequência prepare uma parte de água e uma parte de vinagre branco, borrife sobre o tapete e vá secando com um pano. Repita algumas vezes. Após, passe um pano úmido apenas com água e seque bem com um pano seco. 

Em ambos os casos, o ideal é que a mancha seja retirada ainda molhada. Se secar, a chance de remoção é bem mais baixa.

Melhor mesmo é torcer para que o vinho não caia sobre as roupas, mas caso aconteça, de tudo o que sabemos, estes procedimentos de como tirar mancha de vinho são os mais eficazes.

A redação

b-300-revista-eno-estilo-1home-red.jpg

 

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Feiras Internacionais de Vinhos 2016

Vinho da Semana – Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  feiras-de-vinhos-internacionais-2016

d-vinho-da-semana-eno-estilo-15 d-ate-100-eno-estilo-tinto-5


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br 




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.