Vinhos – Dicas e novidades

Vinhos do velho mundo e vinhos do novo mundo | Entendendo as diferenças

 Vinhos do velho mundo e vinhos do novo mundo, vamos entender isto?

vinhos-tintos-660

Entendendo o motivo para a divisão vinhos do velho mundo e vinhos do novo mundo

A ideia de vinho do velho mundo e vinho do novo mundo é baseada em um comparativo das características sensoriais do vinho. Quando se fala em velho mundo, e vocês podem ver em detalhes AQUI, a referência recai sobre os países europeus que são produtores de vinhos. Basicamente os países mais antigos  na produção de vinhos da Europa, sendo eles  Itália, França, Espanha, Portugal e Alemanha. 

A ideia de vinhos do novo mundo se refere aos países produtores de vinhos nas Américas e do novíssimo mundo a Oceania, englobada no “novo mundo” do vinho. Neste grupo está o Brasil, o Chile, a Argentina, o Uruguai, os Estados Unidos, a Austrália e a Nova Zelândia.

Existe um equívoco ao incluir a África do Sul como novo mundo, contrariando a divisão história dos 3 grandes mundos. Você pode entender isto lendo o texto com os mapas explicativos AQUI. Quando entendemos a visão eurocentrista , percebermos que a divisão de vinhos do velho mundo e do novo mundo é mais eurocentrista do que a histórica.

Os motivos para esta classificação: Velho mundo x Novo mundo.

O principal motivo visa entender globalmente as diferenças do resultado, o vinho, entre os continentes.  Falar em terroir seria generalizar, a um nível muito amplo. Sabemos que um terroir muda a poucos metros de distância.

Algo na expressão dos vinhos do velho mundo os diferenciam da maioria dos vinhos do novo mundo. Os seus aromas são menos intensos no quesito frutas e muitas vezes bem mais complexos. Mas este padrão vem mudando no decorrer dos últimos anos. Falando na estrutura do vinho observa-se uma performance de mais intensidade. Ela pode variar de uma expressão mais arrojada à uma elegância exuberante.

Os vinhos do novo mundo por outro lado se expressam de forma mais intensa, com um leque mais colorido de aromas. Muitas vezes uma explosão de frutas tropicais. Na estrutura são menos intensos, mas isto não é regra. Podemos encontrar vinhos do novo mundo com uma estrutura fantástica. Bem perto de nós, temos alguns exemplos. Mostram a estrutura que podem desenvolver, alguns dos vinhos do Chile, do Uruguai e da Argentina.

Camila H. Coletti
Editora
Escritora especializada em vinhos

b-300-revista-eno-estilo-1home-red_thumb.jpg

 

 

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana  e Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

Só os melhores vinhos da semana  Vinhos selecionados até 100 reais


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.