Vinhos – Dicas e novidades

Vinho tinto | Não abro mão, nem no verão.

vinho-la-roilette-fleurie-beaujolais(* sobre o vinho da foto degustado a 14° em pleno verão brasileiro)

Dica para aqueles que curtem um vinho tinto
em qualquer momento
e clima.

Todos os “bons” vinhos oferecem prazeres, sejam eles tintos, brancos, rosés, tenham mais ou menos álcool, sejam secos ou doces, espumantes ou tranquilos.

Via de regra as pessoas associam o vinho, ao vinho tinto. É bíblico, é ancestral, embora na atualidade, a moda entre os iniciantes jovens, seja mesmo os espumantes. Mas que o tinto tem um charme especial, lá isto tem. Mesmo eu, que tenho paixões insubstituíveis nos diversos estilos de vinhos, confesso sentir falta de um bom tinto para relaxar.

A questão é que o verão pede bebidas mais geladas e  o vinho tinto não está entre os mais cotados para ser servido gelado ou o maus perto disto.  Mas a questão não é a regra, e sim a exceção, quem curte tinto, tem vontade dele, mesmo nos dias quentes.

Vamos encontrar saídas?

Dicas de como escolher um bom vinho tinto adequado ao verão.

  1. A dica inicial é que seja selecionado um vinho tinto mais leve, com menos estrutura e menos álcool, até no máximo 13°.
  2. A seleção de algumas uvas: Algumas uvas oferecem vinhos que se adequam bem aos momentos de verão. Eu já testei algumas e gosto para este fim,  dos vinhos da Tempranillo, da Merlot e da Gamay. são facilmente encontráveis no Brasil.

A Tempranillo costuma oferecer vinhos de mais estrutura.  Existem os vinhos de gama de entrada, jovens e mais leves, com ótima qualidade quando de reconhecidos produtores de vinhos de estirpe. Estes vinhos via de regra, se com teor de álcool bem integrado, são ótimos para serem servidos resfriados. Falando deles, já me vem a sensação das amoras maduras na boca, sempre um bom início de taça, com um belo e jovem tempranillo.

O vinho de Merlot é conhecido da maioria, também tem variações na estrutura, mas geralmente oferece vinhos mais leves. Fique atento ao teor de álcool.

A Gamay oferece vinhos mais frescos e descontraídos e mesmo muitos da gama dos Crus se encaixam bem em uma temperatura mais baixa. Fiz o teste e aprovei. Os vinhos destas uvas tem cada um seu estilo, mas se adaptaram bem às temperaturas  de 13° a 15°. Nestas temperaturas o vinho fica mais refrescante, sem perder a qualidade de aromas e sabores. 

Selecione bem o seu vinho tinto para o verão e curta seus melhores momentos.

(*) O vinho da foto é um Cru de Beaujolais. A análise dele foi lançada no banco de vinhos da revista Eno Estilo. Leia AQUI.

por Camila H. Coletti
 
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence | CIVP

 b-300-revista-eno-estilo-1home-red_thumb.jpg

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana  e Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

Só os melhores vinhos da semana  Vinhos selecionados até 100 reais


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.