Vinhos – Dicas e novidades

Enólogo é o profissional que interrompe a vocação natural da uva

uvas-videira-enologo

Enólogo e a criação do vinho

Qual é a vocação da uva? Pegue os bagos da uva, esmague, coloque em uma vasilha e deixe lá. Observe com os dias o que irá acontecer. As leveduras presentes na casca da uva fermentarão os grãos e após este processo começará a acetificação deles. A uva chegará ao seu ponto final, sua vocação natural, que é virar vinagre.

O enólogo é o profissional que interfere neste processo. Capta com seu conhecimento, o instante mais belo, aquele fugaz momento de transição -entre o suco da uva e o vinagre- perpetuando-o. Eis o vinho.

Desde os primórdios sabemos que o homem bebia vinho.  Ao certo o vinho fazia parte da vida da maioria das pessoas, pelo menos em dois locais do mundo. Os registros apontam sua presença na longínqua Mesopotâmia, (veja dicas sobre ela AQUI) e nos arredores das Cordilheiras do Cáucaso (vejas mapas da região AQUI), uma cadeia de montanhas com 1200 km, que liga o Mar Negro ao Mar Cáspio.

O vinho era elaborado sob os moldes da época, quando alguns mais observadores perceberam as mudanças que ocorriam com as uvas. Começaram então, a traçar formas de perpetuar o sabor mais agradável no processo. Assim, de alguma forma, foram estudando na prática, usando o raciocínio e suas habilidades de época.
Estes foram os primeiros estudiosos da elaboração do vinho. Deram a forma inicial à enologia.

montanhas-caucaso-2Foto | Cordilheira do Cáucaso – Um dos antigos locais com indícios da presença do vinho.

O tempo passou, a humanidade ganhou experiência, através dela adquiriu o conhecimento e veio a evolução.  A enologia se estruturou, a partir dos primórdios, da formas antigas, rústicas e caseiras, com as quais os primeiros vinhos foram produzidos, para a elaboração com os recursos do século XXI, apoiado pela ciência e pela tecnologia.

Qual o significado etimológico da  palavra “Enologia“?

  • ENO – Deriva da palavra grega OINOS que significa VINHO.
  • LOGIA – Deriva de LOGON que significa “tratado, estudo, palavra”

Assim temos que enologia significa estudo do vinho. Enólogos são cientistas do vinho, com formação em cursos superiores específicos.

Não confundir enólogo com o termo enófilo, que se refere aos apreciadores apaixonados não só pelo vinho, mas pelo tema que o cerca. São pessoas que lêem e estudam sobre o vinho, nos diversos cursos informativos sobre vinhos espalhados pelo mundo. Mas lembre-se que enófilo não é profissão. Leia sobre enófilo AQUI.

Somente duas formações tem a exigência de curso específico, a Enologia que forma os enólogos e a Sommellerie que tem cursos específicos de formação, para quem quer ser sommeliers profissional u quer adquirir conhecimentos mais consistentes sobre vinhos. 
Um enólogo deve ser formado em cursos superiores da categoria dos tecnológicos. 

A atuação do enólogo consiste desde a escolha do terreno, a direção do vinhedo, com todas as referências para tirar o melhor do local, o acompanhamento de todo o processo de plantio, condução e podas, até as decisões para a elaboração do vinho.

É o profissional responsável pelo vinho. Pode trabalhar em equipe de enólogos quando se trata de grandes vinícolas, com um enólogo Chefe ou ser o único enólogo em uma vinícola menor. 

Cabe ao enólogo, consistentes conhecimentos de geologia, clima, química, geografia e viticultura, dentre outros.

Um profissional nem sempre reconhecido, com o valor que tem. Sem ele não teríamos as preciosidades, que podemos saborear nas taças.

Leia sobre sommelier AQUI.

E sobre enófilo AQUI.

por Camila H. Coletti
 
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence | CIVP

 b-300-revista-eno-estilo-1home-red_thumb.jpg

 

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana  e Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

Só os melhores vinhos da semana  Vinhos selecionados até 100 reais


 




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.