Vinhos – Dicas e novidades

5 uvas brancas para curtir seus vinhos – Revista de vinhos Eno Estilo

Uvas brancas para vinhos finos

uvas-brancas-660

Conheça 5 uvas brancas que oferecem saborosos vinhos

Embora não sejam corriqueiros na mesa dos brasileiros, que no geral preferem os vinhos tintos, as uvas brancas oferecem verdadeiras preciosidades nas taças.

Originárias do velho mundo (leia sobre AQUI) as uvas brancas aportam ao vinho alegria, festividade e aquele ar de happy-our que o brasileiro quando descobrir, adotará sem restrições.

O vinho branco combina com um leque muito maior de pratos, ideal para os petiscos que apreciamos e combina muito mais com o calor que impera em nosso país tropical. É o vinho ideal para tomar ” estupidamente gelado” como a cerveja, tanto na versão do chamado vinho tranquilo (sem as bolhinhas), como na versão espumante.

5 uvas brancas que oferecem os vinhos mais conhecidos dos brasileiros

Chardonnay 

De origem francesa, a uva branca da Borgonha é muito plantada no novo mundo e conhecida aqui no Brasil. Sua diferenciação é aquele toque amanteigado, bem típico desta uva e a acidez menos marcante que a Sauvignon Blanc.

Sauvignon Blanc 

Também oriunda da França com forte presença no Loire e em Bordeaux. Muito adaptada no novo mundo é plantada em todos os países dele. Versátil pode se expressar das formas mais variadas e no novo mundo gosta de “falar” das frutas tropicais. Possui acidez acentuada.

Moscato | Moscatel | Muscat 

Três nomes possíveis para uma categoria de uvas que se espalhou pelo mundo. Muito presente na França, Portugal, Espanha e Itália. Oferece desde espumantes até vinhos brancos interessantes. São vinhos mais leves, com expressão olfativa adocicada e boca também. Muito utilizados em vinhos naturalmente doces, (sem adição de açúcar), tanto em colheita tardia, como no processo de fortificação, que preserva o sabor doce da uva. Aqui no Brasil tem se destacado em qualidade os moscatéis espumantes que são ligeiramente doces. Vale conhecê-los. Tem sido reconhecidos e premiados no mundo todo.

Riesling 

Produz vinhos fantásticos, elegantes, com uma expressão muito intensa do terroir local. São as uvas que expressam bem a famosa mineralidade, que não é tão comum, como se fala em meios de enófilos. Foco nos vinhos da Alsácia na França e dos vinhos da Alemanha.
Lembrando que quando falamos em riesling estamos citando os vinhos elaborado com a uva Riesling Renana. Não confundir com a uva Riesling Itálica, que é plantada no Brasil e serve para espumantes. A Itálica não tem grande expressão em vinhos tranquilos. 

Torrontés 

Muito plantada na Argentina tem origem espanhola e parentesco com a Moscato. Na Argentina se desenvolve muito bem e está plantada praticamente no país todo. Já se tornou o símbolo de vinho branco argentino. Difícil encontrá-la nos demais países produtores de vinhos. Costuma oferecer vinhos com menor acidez e uma certa doçura, mesmo sendo vinhos secos.

Eis as primeiras uvas brancas para vinhos que todos os apreciadores de vinhos finos devem conhecer. Agora escolha o seu e saboreie.

por Camila H. Coletti
 
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence | CIVP

 b-300-revista-eno-estilo-1home-red_thumb.jpg

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana  e Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

Só os melhores vinhos da semana  Vinhos selecionados até 100 reais


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.