Vinhos – Temas especiais

Vinho e prazer | Uma visão do Tannat Tasting Tour 2016

Tannat Tasting Tour 2016 |
tannat-tasting-tour-2016

Apresentando novos e antigos produtores de vinhos do Uruguai, o Tannat Tasting Tour passou por quatro cidades brasileiras

O evento Tannat Tasting Tour 2016 trouxe ao Brasil alguns de seus fabulosos vinhos da uva Tannat e de diversas outras castas. Sim, o Uruguai vai muito além do Tannat, acolheu muito bem castas autóctones de várias regiões do mundo, que se desenvolvem esplendorosamente em suas terras.

No entanto, devemos ter em mente, que “terroir”, não é apenas a somatória de certas características regionais, como solo, clima, influências geográficas variadas. Neste conjunto está inserido um fator primordial, o fator humano. Enólogos experientes, criativos, sensíveis e acima de tudo dedicados de corpo e alma fazem toda a diferença. O Uruguai tem vários deles.

Uma visão sobre o papel do enólogo

Enólogo não existe para ser um maquiador de vinhos, para mascarar dificuldades ou defeitos. O enólogo tem o papel primordial de permitir a expressão da videira, com um mínimo de interferências e correções. Isto é um bom enólogo, poderia ser comparado a um bom pai. Observa as reações de cada filho e a cada um deles procura permitir sua melhor expressão, ressaltar qualidades e minimizar dificuldades.

O papel de um bom enólogo é captar com precisão o diálogo da videira com o universo e colocá-lo na taça ao alcance de seus amantes.

O Uruguai em termos de vinho é um local surpreendente e traz o inesperado, do tipo que dá prazer.

Citando o inesperado, até a Zinfandel se adaptou bem em suas terras. Se expressa maravilhosamente, sob os cuidados das experientes e caprichosas enólogas, Anália e Valentina da “Artesana”, Bodega de Canelones. Estas enólogas são as precursoras na instação da Zinfandel no Uruguai. Os vinhedos de Zinfandel da Artesana são os únicos do país.

Visita de enoturismo ao Uruguai

Visitei o Uruguai em agosto do ano passado (2015) em “press trip” à convite da “Senderos del Tannat”, empresa de roteiros turísticos voltada especialmente ao enoturismo. Eu tive uma experiência única em termos de enoturismo e conhecimento de vinícolas, das principais regiões produtoras de vinhos. Podem ler a sessão com muitas informações que criamos na revista Eno Estilo reunindo  experiências no Uruguai. (Veja AQUI)

Das bodegas que visitei, eu tive o prazer de rencontrar a Anália da Artesana citada acima, que tem vinhos fantásticos. Ela me informou que os vinhos da Artesana são importados também para São Paulo pela Wine Lovers. Estive em sua bodega e fiquei fascinada com o Zinfandel e com os Tannats. São vinhos expressivos e de personalidade marcante, mas com um refinamento muito acima da média, vinhos muito elegantes.

Fiquei surpresa ao encontrar também, a jovem enóloga Florencia da bodega “Casa Grande”. Florencia veio ao Brasil apresentar seus vinhos em busca de patrocinador.

Eu visitei a sua bodega em Canelones e pude observar, os cuidados e o carinho com que desenvolve seus projetos,  cada um dos seus vinhos. Lembro-me com saudades do Albariño que degustei na Casa Grande, me lembrou bons albariños de Rias Baixas. O Sauvignon Blanc (muito agradável) que pude rever aqui em São Paulo no Tasting Tour e o Tanacito, o destaque da Casa Grande, que conheci em outra safra, também um belo vinho. Ela tem uma produção pequena, mas com diversas uvas. Fiquei contente com a vinda da enóloga Florencia para abrir este espaço. Produz vinhos muito reveladores do terroir, com permissão para a assinatura das uvas. Há preciosidades entre eles, os importadores perdem por não tê-los ainda em seus catálogos.

Falando em bodegas novas aproveito para destacar duas bodegas que visitei,  da região de Carmelo. São elas,  a “El Legado” e a “Campo Tinto” que elaboram Tannats fantásticos, únicos e preciosos. Infelizmente não estavam no evento e os importadores deveriam voltar seus olhos a estas pequenas bodegas que não ganham em volume, mas sim em qualidade.

Apreciei muito encontrar bodegas pouco conhecidas no Tannat Tasting Tour 2016. 

Não basta ser novo, antigo, grande ou pequeno, para elaborar bons vinhos é preciso paixão, conhecimento e muita dedicação. Assim nascem os grandes vinhos. Vinhos de personalidade, que contam histórias na taça. Em algum momento dentre eles nascem os inesquecíveis.

Destaques da master class

Degustei pouco no salão do tasting, pelo qual passei rapidamente, apenas para rever a turma que conheci no Uruguai. Minha experiência foi basicamente na master class e dela trago alguns vinhos em destaque. Podem vê-los AQUI.

O evento trouxe ao Brasil 22 das 190 bodegas que existem no Uruguai. O Tannat Tasting Tour acontece anualmente e é organizado pelo Wines of Uruguay, com apoio do INAVI – Insituto Nacional de Viticultura do Uruguai.

Pensando nas 190 bodegas, podem imaginar o que isto significa em termos de enoturismo no Uruguai? Pelo menos 15 anos de descobertas e prazeres vínicos.

Conheça os vinhos em destaque da master class do evento AQUI.

por Camila H. Coletti
 
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence | CIVP

 b-300-revista-eno-estilo-1home-red_thumb.jpg

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana  e Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

Só os melhores vinhos da semana  Vinhos selecionados até 100 reais


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.