Vinhos – Temas especiais

Vinhos de Guarda, a fascinação de enófilos experiêntes

  Vinhos de guarda são a expressão máxima da videira, do terroir e da capacidade de enólogos e produtores.

por Camila H. Coletti

Não basta ser vinho para reagir bem ao passar dos anos, assim como não basta ser humano para tornar-se sábio com ao passar da idade. É errôneo o conceito de que vinho,  quanto mais velho melhor. A maioria dos vinhos não foram elaborados para passar anos na garrafa. A maioria deles suporta alguns poucos anos antes de declinar e perder suas melhores qualidades.
 
O tempo de guarda de um vinho dependerá do estilo, se branco, rosé, tinto, fortificado, ou doce, mas acima de tudo,  dependerá da proposta para aquele vinho. Um vinho elaborado para o dia a dia é muito diferente dos vinhos de guarda. Possuem estrutura de leve a mediana. Vinhos de guarda são vinhos elaborados com estrutura  vigorosa, para acompanhar o desenrolar de décadas. 
 
A proposta de desenvolver vinhos de guarda é definida pelo produtor e pelo enólogo muito antes do nascimento daquele vinho. Tudo é pensado quando se pretende desenvolver um vinho de guarda. Da posição do vinhedo ao tamanho da rolha, tudo é elaborado com foco na proposta da longevidade, privilégio dos vinhos de guarda.

O principal item para a elaboração de vinhos de guarda é a qualidade da estrutura do vinho.

 
Vinhos de guarda são elaborados com uma estrutura intensa e vigorosa, para dar suporte ao desenrolar dos anos. Só os grandes vinhos podem ser longevos. Geralmente são provenientes de vinhedos especiais com uma produtividade muito baixa, situados em regiões de grande amplitude térmica, que gera uvas com cascas vigorosas repletas de conteúdo,  de substâncias, que irão no futuro proporcionar grandes emoções àqueles, que tem paladar treinado para apreciar vinhos excepcionais.
Muito longe da ideia de que quanto mais velho o vinho melhor, tal qual a sabedoria, que alguns poucos seres humanos desenvolvem com a maturidade,  ambos resultados pouco tem a ver com o passar dos anos, com a idade em si. Evolução brilhante é resultado de qualidade de conteúdo, de estrutura bem trabalhada.
Tanto o vinho como o homem com pouca qualidade de estrutura, obterão com a idade, apenas o envelhecimento e com ele, a decrepitude.
 

b-300-revista-eno-estilo-1home-red.jpg

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana – Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet da revista Eno Estilo

d-vinho-da-semana-eno-estilo-15 d-ate-100-eno-estilo-tinto-5


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site.  Teremos prazer em receber seu CONTATO.
» » Vinho contém álcool, que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br 




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.