Vinhos – Dicas e novidades

O que é um vinho generoso? | Dica de vinho do dia

Vinho generoso |
 vinho-tacas-660

Uma certa confusão quanto a utilização do termo vinho generoso

 
Em análises de vinhos em outros idiomas, nós encontramos o termo generoso, com bastante frequência. É utilizado referindo-se a um vinho, que seja farto em oferecer a seus apreciadores e por isto em especial no francês, se referem a ele como um vinho generoso. A ideia seria salientar a opulência do vinho.  
 
O termo generoso aqui no Brasil tem origem, no entanto, na definição adotada em Portugal e que foi introduzida no Brasil com o mesmo significado.
Dizer que um vinho é generoso, na verdade não é qualificá-lo e sim classificá-lo, pois o vinho generoso é uma categoria que engloba vários vinhos fortificados com alto teor de açúcar.

Vinho generoso | Como é elaborado e qual o resultado final?

 
O vinho generoso tem a fermentação interrompida antes de ter toda a conversão do açúcar em álcool pelas leveduras. Essa interrupção é feita através a adição de aguardente vínica. O vinho generoso então poderá passar alguns meses ou até diversos anos em barricas de madeira. 
 
Como resultado o vinho irá apresentar-se como um vinho doce, com açúcar natural da uva, e um teor mais alto de álcool, que geralmente varia de 15º a 20º. Este vinho é elaborado em diversas partes do mundo.
 
Vale ressaltar que o açúcar deste vinho não foi adicionado, é oriundo da uva. Não confunda vinho generoso com vinho licoroso, que são vinhos do Brasil geralmente de uvas de mesa e que sofrem a adição de açúcar de cana. Este vinho não faz parte dos vinhos finos estudados e apreciados pelos enófilos.
 
Entenda a diferença entre vinhos finos e vinhos de mesa AQUI
 
Veja outras dicas de vinho do dia AQUI
A redação

b-300-revista-eno-estilo-1home-red.jpg

 

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana – Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet da revista Eno Estilo

d-vinho-da-semana-eno-estilo-15 d-ate-100-eno-estilo-tinto-5


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site.  Teremos prazer em receber seu CONTATO.
» » Vinho contém álcool, que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br 




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.