Vinhos – Temas especiais

Degustação de vinhos | As diversas modalidades

A degustação de vinhos tem várias nuances e possibilidades de acordo com a expertise e treinamento do degustador.

tacas-660

Degustação de vinhos | É muito comum, os cursinhos de vinhos espalhados pelo país levarem seus alunos a acreditarem, que todos sejam capazes de analisar um vinho. A pergunta é: Daqui quantos anos?
De fato, na verdade, todos são capazes de degustar um vinho e falar o que acharam dele, mas isto de forma alguma consiste em analisar o vinho. Todos tem opinião. poucos tem habilidade e conhecimento para a análise de um vinho.

Existem diversas situações que determinam os estilos de seus degustadores e portanto os tipos de degustações. Só uma delas propicia a verdadeira análise de um vinho.

Degustação de vinhos | Tipos

Degustação de amantes do vinho

São as praticadas pelos apaixonados pelo vinho, os enófilos, os confreiros e confreiras do vinho. São degustações onde seus participantes conhecem um pouco da metodologia da análise do vinho, mas não a estudaram a fundo e nem tiveram treinamento para torná-la técnica. O ambiente das degustações de confrarias, ou entre amigos tem o propósito lúdico, por mais que sejam degustados vinhos, ainda assim, não existe a bagagem teórica de anos, que possa embasar a percepção, com todas as nuances necessárias.

Degustação de compradores/vendedores do vinho 

São as praticadas por compradores e vendedores de vinhos, que buscam conhecer comercialmente o produto para encaixá-lo na faixa de preço a que serão comercializados. Busca unicamente classificar da possibilidade daquele produto entrar ou não no mercado. Não tem qualquer profundidade técnica de uma degustação de vinhos técnica. 

Degustação de enólogos, sommeliers e especialistas

São os profissionais teoricamente capacitados a fazer uma análise de um vinho. Mas não basta a formação completa. Outros dois fatores devem se somar a ela, o treinamento de muitas taças analisadas sob a supervisão de bons profissionais da área, além do aparato físico necessário, a capacidade pessoal de percepção organoléptica, que varia muito de pessoa a pessoa.

Estes profissionais podem vir a ser ótimos degustadores, se alinharem todos os quesitos para tal. Neste caso são os indicados para avaliações de classificação de vinhos em concursos, revistas e em eventos sérios.

Infelizmente não é o acontece, absurdos permeiam estas degustações, como por exemplo, alguém preencher a sala com seu forte perfume, inviabilizando seu trabalho e praticamente destruindo o trabalho dos demais.

Quem não sabe nem, que deveria estar sem perfume em uma degustação, está preparado para pontuar um vinho?

Um pequeno ato revela um mar de informações e de desinformações também. 

Você sabe quem é o sommelier (aquela figura polêmica)? Leia AQUI

Leia sobre o enólogo (o profissional que interrompe a vocação da uva) AQUI e sobre o enófilo (será você deste grupo?) AQUI

por Camila H. Coletti
 
Editora
Contato

b-300-revista-eno-estilo-1home-red.jpg

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana  e Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

Só os melhores vinhos da semana  Vinhos selecionados até 100 reais


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.