Vinhos – Temas especiais

Temas Polêmicos | Textos anônimos sobre vinhos são confiáveis?

(*)

Temas Polêmicos | Textos anônimos sobre vinhos

Há muitas informações desencontradas e superficiais quando se trata do mundo do vinho, temas polêmicos que borbulham nas taças.

Em uma ponta, os que querem fazer parte deste universo do vinho, me desculpem a deselegância da expressão com a qual os intitulo e do fato em si, os  “bicões fissurados por uma degustação free”, que produzem conteúdos com base em textos diversos encontrados pela internet ou pagam a quem faça isto, e ninguém assina nada.

Na outra ponta estão os estudiosos de fato do tema, profissionais da área, que tem formação e estudam este universo dedicando-se a desvendar lacunas na informação e no conhecimento.

O vasto universo do vinho

Ninguém é dono da verdade, ou em palavras mais claras, ninguém detém todo o conhecimento sobre o tema vinho, fato este no entanto, que não torna qualquer bebedor um especialista neles. Do um ao um infinito são inúmeros níveis, graus de conhecimento, não incluindo o inalcançável conhecimento sobre tudo.

A grande diferença é que o estudioso,  tem uma base ao menos mínima de estudos, geralmente de anos, que permite fazer pesquisas com seriedade e conhecimento adequado, para desconfiar de certas colocações errôneas, que abundam em textos. 

Hoje encontrei algumas delas em sites e blogs, afirmações que parecem ter sido copiadas ou traduzidas, de catálogos de algumas lojas de vinhos, ou de e-mails marketing, que visam apenas ludibriar o leitor para fazer suas vendas. São  erros, erros e mais erros.

Conteúdos não assinados no mundo do vinho | Temas polêmicos

Alguns conteúdos são mantidos obviamente sem assinatura, como no caso de lojas de vinhos e de e-mail de divulgação de produtos. Seria difícil ser diferente, além do benefício de que qualquer erro poderá ser explicado, com a atribuição do mesmo, ao funcionário, que não está mais na empresa. Desculpa pronta e inquestionável.

Mas e o caso dos sites e blogs sem assinatura nos textos, que os editores publicam?
A coisa fica mais grave, principalmente pelo fato de que, muitas das pesquisas, desconfio eu, que foram feitas com base em buscas, que levaram a textos de lojas de vinhos daqui e de fora. Neste caso a desculpa não cairá tão bem.

As lojas oferecem vinhos, a priori, o que importa é a qualidade do produto. Os sites oferecem informações e conhecimento. Não é este o produto oferecido? É necessário mais seriedade na busca de conhecimento seguro, para oferecer aos leitores. Estudar muito por anos, antes de tentar escrever sobre um tema especializado é sempre uma bom início. 

O grande problema da falta de especialização é a aceitação irrestrita do que vende o produtor de conteúdo, ou do tradutor do texto russo, alemão, polonês…

Depois, adormecer em paz, acobertado pela anonimidade, que retira de seus ombros o fardo da cobrança, não assumindo a responsabilidade, pela pretensão de ser produtor de conteúdos, de temas que desconhece. Não é confortável o anonimato?  
(*) Imagens de Trentino – Alto Adige – Itália

Camila H. Coletti
Wine Writer | Sommelière ABS-SP | ASI
Editora

Aguarde para breve muitas novidades da revista Eno Estilo.
Inscreva-se em nosso boletim e você será avisado de um grande lançamento par breve.

Fique ligado, você irá adorar!

A redação

b-300-revista-eno-estilo-1home-red_thumb.jpg

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana  e Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

Só os melhores vinhos da semana  Vinhos selecionados até 100 reais


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.