Vinhos – Dicas e novidades

Você sabe o que é Mistela?

Alguns chamam Mistela, de vinho. Será que é vinho?

Uma das nossas maiores armas é o raciocínio. Ele nos oferece a capacidade de questionar o que mundo nos propõe. Podemos questionar situações e especialmente palavras. No mundo do vinho não é diferente. Confusões e desinformações existem, assim é, com muito do que se lê sobre o produto elaborado a partir da uva, que é denominado de Mistela.

Se há desinformação e contradições teremos portanto, que usar nossas armas e exercitar nosso raciocínio.

Mistela é elaborado de uva? Sim é. Suco também é. Existem diversas bebidas a base de uva. Existem destilados de uva, existem licores e produtos a base de misturas. Nenhum deles é vinho.

O que difere o vinho do suco de uva? A presença do álcool apenas?

Não, o processo de fermentação, no qual o mosto -que é o sumo da uva- é transformado através da ação das leveduras, elas transformam açucares em álcool com a liberação do gás carbônico.

O que é a Mistela?

A Mistela é o produto da mistura do mosto, ou seja o sumo da uva com elementos sólidos ou não, antes da fermentação (que neste caso, não irá ocorrer) e a este suco será adicionado o álcool vínico e o açúcar. Algo de elaboração muito mais semelhante ao licor de uva, do que ao vinho. Só existe uma pequena diferença, quanto ao álcool, que via  de regra, no caso da Mistela, o álcool será de origem vínica. Nos licores é utilizado o álcool de várias fontes, mas principalmente de cereais. 

A bebida apresentada com o nome de Mistela, não é nem ao menos um fermentado, que dirá um vinho. Não sendo um fermentado da uva automaticamente não pode ser considerada um vinho.

Relembrando, o vinho é uma bebida fermentada do produto da videira, a uva.

O nome vinho deriva de vitis, que significa vinha ou videira. Vale assinalar, pelo já citado anteriormente, que não existe vinho de outras frutas. Não existe vinho de abacaxi, ou de qualquer fruta que não seja a uva, já que sendo o vinho um fermentado exclusivamente do fruto da videira e não existe videira produzindo outra fruta que não a uva. Pode-se fazer fermentados de muitas frutas e de cereais, todas estas bebidas estão na classificação dos fermentados, mas não são vinhos. 

Cuidado com a falta de informação, que corre solta nas lojas virtuais e em diversos sites. Quando encontrarem algo do tipo “vinho mistela’, melhor tomar outro rumo. Este não é um local seguro para aprender ou selecionar um bom vinho para acompanhar o teu momento na tua taça.

por Camila H. Coletti
Editora
Contato

A revista Eno Estilo está repleta de novidades distribuídas em diversas sessões.
Saboreie sem moderação os nossos 6 canais de informação, nas áreas de vinhos e gastronomia. Desvende conosco os muitos segredos do mundo dos aromas e sabores.

Que tal encontrar um evento interessante para os próximos dias? Veja AQUI.

Quer escolher um bom vinho para enriquecer um momento a dois? Veja AQUI

Vai receber um grupo de amigos e precisa selecionar vinhos em uma faixa mais acessível de preço? Veja AQUI.

Hoje está pensando em uma cerveja bem geladinha? A revista traz as novidades. Veja AQUI.

Quer ficar por dentro de novidades na área Gourmet? Veja AQUI.

Gostaria de organizar uma viagem enogastronômica? Veja AQUI.

 

b-300-revista-eno-estilo-1home-red.jpg

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Está organizando uma Viagem enogastronômica?

Conheça nossa área de mapas no tema vinhos e gastronomia

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

link-area-mapas-revista-eno-estilo-2

ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

© Desde 2014 – Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle.
www.enoestilo.com.br

Todos os direitos reservados.




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.