Espaço Gourmet

O queijo Roquefort

revista-eno-estilo-roquefortrevista-eno-estilo_roquefort_La_Cave_Blanche

O queijo Roquefort é uma mistura de delicadeza e força que combina a genialidade da natureza com a inteligência do homem. Um típico produto de terroir.

A origem do queijo Roquefort

Com uma história de paixão que sugere a sua descoberta, o queijo Roquefort é clamado mundialmente. Diz a lenda que um pastor teria esquecido o seu lanche, uma coalhada de leite de ovelha, em uma das  cavernas de Cambalou, na França, para cortejar uma bela mulher. Meses depois acabou retornando ao local e aquela coalhada havia se transformado em algo delicioso que ele apreciou, teria sido  este então, o primeiro queijo Roquefort.

Seguramente existem menções ao queijo com a data de 1070 e em 1411, Charles VI concedeu o monopólio de sua produção à região de Roquefort-sur-Soulzon, que fica no departamento de Midi-Pyrénnés, França,  região que foi reconhecida e demarcada recebendo a qualificação de AOC em 1925 o queijo Roquefort ostenta o marco de ter sido o primeiro queijo a obter o registro de Apelação de origem controlada AOC. Hoje  devido ao acordo e regras da comunidade comum europeia, adotou-se a sigla  AOP ’Appellation d’Origine Protégée.

O Queijo Roquefort

revista-eno-estilo-roquefort_pedO queijo Roquefort é elaborado somente de leite cru de ovelhas (brebis em francês)  da espécie Laucane e a presença do fungo “Penicillium roqueforti”. 

O queijo, classificado na categoria de “azul”  é branco com veios azulados ou para alguns em tons de esmeraldas, tem aroma intenso, apresenta umidade, não tem casca e  é levemente salgado.

revista-eno-estilo-roquefort-p

É elaborado em forma de cilindro, pesando cerca de 2,5kg a 2,9kg que passa por um período de maturação mínima de 3 meses, incluindo pelo menos 14 dias de maturação, nas tradicionais cavernas naturais de Roquefort, onde reside uma boa parte do segredo e exclusividade do produto.

revista-eno-estilo-queijo-roquefort

Ficou curioso, sobre como as cavernas de Cambalou acabaram sendo responsáveis por boa parte do segredo do queijo Roquefort?
A Revista Eno Estilo também e estamos elaborando uma pesquisa e matéria a respeito.

Logo mais, as misteriosas cavernas de Cambalou e sua ação sobre o queijo Roquefort.

revista-eno-estilo-quart-de-roquefortMas e as harmonizações com vinho?

Leia 14 sugestões clássicas e regionais, as mais utilizadas na França:

Harmonizando queijos: Roquefort com vinho

 


por Camila H. Coletti

 





teste-azeite-320-320




b-320-revista-eno-estilo-1cn4

Novidades
Destaques



© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.