Vinhos – Temas especiais

Revista Eno Estilo: Avaliações e pontuações de vinhos às cegas

 Avaliar vinhos x pontuar vinhos

to-vinho-revista-eno-estilo

Avaliar vinhos implica em pontuá-los.

Uma pontuação individual, sempre gera margem para interferências de variáveis difíceis de serem controladas, como por exemplo, o gosto pessoal, as expectativas sobre aquele rótulo, a capacidade de avaliação setorizada de cada um dos pequenos aspectos de uma avaliação completa, como a percepção de aromas – que varia de pessoa a pessoa – a qualificação dos taninos, a percepção da acidez e diversos outros.  Tudo irá variar de degustador a degustador, por mais experiente que seja.

Na revista, consideramos que a melhor forma de avaliar, minimizando as interferências, dependeria de três fatores:

1º A avaliação dos vinhos acontecer totalmente às cegas.

2º A avaliação acontecer em grupo com a seleção de profissionais de fato, com experiência em degustações técnicas de vinhos. Na revista adotamos que a equipe presente devesse ter além da experiência em degustação técnica, pelo menos 80% dos presentes de sommeliers formados, pois a longa formação de sommeliers é a única formação, que implica em um número maior de degustações técnicas durante o curso. ( 6 meses de aulas diárias no SENAC e mais de 2 anos de aulas semanais na ABS-SP e todas as aulas com degustações técnicas acompanhadas de profissional experiente na área).

A famosa “litragem” não qualifica uma pessoa na habilidade de avaliar cada aspecto de um vinho. Como tudo na vida, somente a pratica “embasada na teoria” ou seja após a mesma, é que somará conhecimento.

Por outro lado, ser sommelier, também não garante boa qualidade de percepção organoléptica somada à conversão para dados em uma ficha. No entanto, se queremos pontuar, este critério acaba sendo uma forma de minimizar erros, pois se após a formação profissional, uma pessoa tem dificuldades, enquanto era leigo certamente que a teria em nível mais alto.  É nosso propósito que  a equipe de base, de sommeliers esteja em constante treinamento e reavaliação, para depurarmos sempre mais, os resultados e selecionarmos bem a equipe.

3º  A utilização de uma ficha completa que lembrasse aos degustadores, tudo o que deve avaliar num vinho, minimizando a influência do gosto pessoal.
A ficha adotada é  resultado de meses de pesquisas, testes e ajustes, já que “análise de vinhos”  foi o meu foco primordial, desde o início na área, os meu tempos de enófila para posteriormente minha formação profissional em vinhos e inúmeras participações em painéis de degustações técnicas.

A revista conta com uma equipe de colaboradores, sommeliers formados (SENAC/ABS-SP) e em cada degustação recebemos alguns convidados, sommeliers, enólogos ou especialistas reconhecidamente experientes na área.

Procedimentos adotados nas degustações de avaliações às cegas da Revista Eno Estilo – Revista de vinhos e lifestyle

Os vinhos são vedados em sala fechada e transportados para a sala da degustação, onde os demais presentes numeram os vinhos, sem a participação da editora.

Os participantes recebem a ficha de avaliação e são orientados a não conversarem durante a prova.

Anteriormente foram informados a não usarem perfumes, loções ou cremes perfumados, assim como não usarem enxaguantes bucais ou escovarem os dentes, nem comerem nada meia hora antes da prova.

Após a conclusão da pontuação, alguns voluntários recebem  uma ficha com o nome de todos os degustadores presentes para que seja marcada nela a pontuação de cada participante, para cada vinho. A pontuação é informada por cada participante em voz alta e a ficha entregue para a editora.

Os voluntários fazem a soma da pontuação de cada vinhos e calculam a média. Conferimos os dados e  temos a apuração final, onde através do vinho mais pontuado fica estabelecida a primeira faixa para o destaque ouro.

Vinhos que não obtiverem nota mínima estabelecida para a prova, não constarão do resultado, pois consideramos que os mesmos não foram aprovados naquele dia, porém nosso trabalho não visa criticar ou desqualificar vinhos.

As fichas da análise completa dos vinhos, elaboradas por algum dos sommeliers presentes na prova constarão de nosso banco de vinhos analisados, estando assinalado nela, que a avaliação foi realizada em um dos painéis às cegas da revista Eno Estilo.

Faixas de destaques Ouro | Prata | Bronze | Melhor Custo x Qualidade |Destaque Especial

Veja AQUI como são definidas as faixas de destaques da Revista Eno Estilo – Vinhos e lifestyle

Esperamos que com estes painéis de avaliação de vinhos da Revista Eno Estilo, possamos contribuir de alguma forma com o consumidor, para que a escolha de seus vinhos seja embasada em informação com um alto nível de qualidade e confiabilidade. 

por Camila H. Coletti
Editora

b-320-revista-eno-estilo-1_thumb.jpg

 




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.