Vinhos – Temas especiais

Charutos e vinho do Porto: Maridaje no céu

A palavra do especialista

por Marcello Borges

Charuto e vinho do PORTO | Revista Eno Estilo

Charutos e vinho do Porto

Não é segredo para a maioria dos apreciadores que uma das melhores bebidas para acompanhar um charuto é o vinho do Porto, especialmente tinto. (Menos conhecidos, o Porto branco e o Porto rosé não se mostram bons companheiros dos puros.)  Com seu corpo imponente, teor alcoólico considerável e notas de frutas secas, madeira e chocolate, evoca e casa-se harmoniosamente com um bom charuto.
Como em qualquer harmonização, a primeira regra a se observar é o equilíbrio entre os dois elementos. Um charuto muito suave (como um jamaicano ou panamenho, por exemplo) provavelmente vai ficar abaixo do Porto. E um charuto muito encorpado, como um Bolivar ou Partagas, pode se sobrepor a um Porto mais básico.
Por isso, é importante saber a escala relativa de força dos países produtores de charutos, digo relativa porque dentro de um mesmo país há charutos mais ou menos encorpados.

Escala de força de charutos e de vinho do Porto

De modo geral, do mais suave para o mais encorpado, podemos observar a sequência abaixo:

JAMAICA  PANAMÁ  REP. DOMINICANA  USA  MÉXICO  BRASIL  HONDURAS  NICARÁGUA  CUBA

Charutos | Revista Eno Estilo

Dentro de Cuba, podemos dizer que os mais suaves são Sancho Panza, Fonseca, H. Upmann, subindo para intermediários como Hoyo de Monterrey, Cuaba, Trinidad, e finalmente chegando aos mais encorpados, como Cohiba, Vegas Robaina, Ramon Allones, San Cristobal de la Habana, Bolivar e Partagas, estes dois últimos os mais fortes deles.

Quanto ao vinho do Porto, a escala de força vai dos mais leves – Ruby, LBV – aos mais encorpados – Tawny com idade declarada (10, 20, 30 anos, etc.) e Vintage.

Vinho do Porto | Revista Eno EstiloSei que vou contra a corrente daqueles que focalizam exclusivamente o Porto Vintage como parceiro dos charutos, mas para mim a harmonização ideal está nos Tawnies com idade declarada.  O motivo é a palheta aromática do Tawny, que remete a frutas secas e especiarias, mais adequada aos componentes do charuto.

Mas como a imensa maioria das coisas que vemos no mundo da enogastronomia, há sempre um elemento subjetivo nessas conclusões. Por isso, para quem quer se iniciar na maridaje dos puros com Portos, minha sugestão é escolher um charuto e três ou quatro taças de Portos diferentes (digamos, um Tawny 10 anos, um LBV e um Vintage, por exemplo) e constatar pessoalmente o melhor par.

Charutos 2 | Revista Eno EstiloLembre-se: não há certo ou errado, há combinações mais ou menos prazerosas para o gosto de cada um.

Boa fumaça!


Charutos-Marcello Borges | Revista Eno Estilo

Marcello Borges é estudioso e apreciador de vinhos e charutos há muitos anos, ministra cursos de Brandies e de Charutos na ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), para a qual produziu o novo Curso de Marketing do Vinho. 





© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.