Vinhos – Temas especiais

A Arquitetura de terroir de Jesus Marino Pascual

Bodega Irius 01
    Foto: Adriana Landaluce

Embora a palavra possa criar emoção, algumas vezes a emoção não pode ser representada por ela.

Assim se dá quando a arquitetura resolve emocionar. Imaginem este poder de maravilhar da arquitetura  aliado ao fascinante universo dos vinhos, que por encerrar boa parte da história da humanidade traz e revela em si, mistérios do universo e da existência humana. Mistura explosiva de emoções.

A arquitetura tem atributos, como ser necessária, prática, funcional e ela é assim. Mas quando brilhante, pode também expressar a mais pura emoção para aqueles que tem conexão com o belo e podem ler um pouco mais, daquelas palavras que apenas podem ser percebidas. Isto é uma obra que traz em si o dom de causar emoção, assim como o terroir, tão complexo quanto e dependente de inúmeros fatores, pode revelar prazeres e a imensidão do universo em apenas uma taça, no caso da arquitetura em apenas um olhar.

Assim é a obra do arquiteto espanhol Jesus Marino Pascual. Nascido em Navarra, já nos primeiros anos dava indícios  ao mundo de suas aptidões artísticas.  Hoje criador de quatro grandes obras de arquitetura do vinho, dentre inúmeras outras em diversos seguimentos.

entrevista-j-marino-pascual-revista-eno-estiloEm entrevista oferecida à revista Eno Estilo, Marino revela um pouco da sua visão e sobre a emoção implícita em uma obra deste porte. Percebe-se de pronto, uma profunda preocupação em salientar o lado racional da arquitetura, porém, ele é refém de criações inspiradas, que teimam em cativar, envolver e seduzir seus visitantes, como o fazem os grandes vinhos nas taças. A racionalidade pode proporcionar obras gigantescas e de excelente e confiável estrutura, porém quantas podem emocionar?

Na foto:  o arquiteto Jesus Marino Pascual em entrevista pela editora da revista Eno Estilo, Camila H. Coletti. 

pq_jesus - Crédito Adriana LandaluceJesus Marino Pascual é criador de obras nada menos do que espetaculares em termos de áreas de vinícolas, obras que fazem crer ser possível imprimir nelas, um pouco do que a natureza ofereceu ao imprimir na videira, as qualidades que ela revela sob a ação do homem em nossas taças.

Embora o portfólio da J. Marino Pascual  inclua grandes obras, na maioria dos seguimentos arquitetônicos, aqui na revista Eno Estilo devido ao nosso público, voltado ao vinho e ao estilo de vida focaremos apenas as obras pertencentes ao mundo do vinho.

A Rioja é o cenário que empresta ao mestre,  as ferramentas necessárias para que boa parte de  sua obra aconteça. Numa atenção constante entre elementos da natureza, profundo estudo de observação da constituição do local da obra, materiais e elementos presentes na região e a integração deles, associada à demanda dos proprietários das vinícolas,  a criação nasce, sob os olhos atentos de um arquiteto detalhista e inspirado e de uma equipe dedicada aos pormenores que compõe uma criação gigantesca em riqueza de detalhes que se unem para deslumbrar.                                                                                                                        

Foto: Adriana Landaluce

Não será nada complicado para vocês,  perceberem o clima de envolvimento destas obras.
Embora cada uma tenha seu próprio estilo, todas estão envoltas no fascínio despertado pela prática desta arquitetura de terroir e tudo ficará muito claro, ao olhar para as imagens nas galerias que preparei para os leitores da revista Eno Estilo, com acesso pelas imagens abaixo.

Segundo a narrativa do arquiteto Marino, os proprietários que tem uma vinícola, na Espanha chamada de bodega, no passado não se davam conta da importância de receber os seus visitantes e sim apenas em produzir o seu vinho. E esta ideia equivocada está mudando.

Eu perguntei ao arquiteto Marino, se ele notava que as vinícolas talvez dessem muito mais margem de expressão artística do que obras mais contidas e mais funcionais, como por exemplo um hospital, um edifício e ele me respondeu que nunca havia pensado nisto, não sob este prisma.

Bodega Antion 01-revista-eno-estiloVocês olharão as obras das vinícolas emolduradas pela natureza do local e tirarão suas próprias conclusões, com base na emoção lançada por elas.

Eu não fiquei convencida que não exista tal prerrogativa específica da área vinícola, mas eu sou suspeita, já que sou estudiosa deste fascinante universo dos vinhos e apreciadora de seus mistérios.

 

Foto: Adiana Landaluce

 

Repasso a vocês então, a tarefa de “sentir” o que as palavras não podem descrever.

 

Veja a seguir a entrada para galerias de fotos que revelam um pouco mais desta fascinante comunicação entre a praticidade, funcionalidade e expressão do belo.

Recomendações de destinos enoturísticos na Espanha,  para as regiões da Rioja, Somontano e adjacências estão sendo sugeridas junto às galerias de imagens.

Entre pela imagem ou pelo texto, as que não estão disponíveis no momento, estarão em breve.

Bodega Antion | 2008 
Local: Elciego – Álava – Espanha
Darien, bodega de crianza | 2007
Local: Logroño – La Rioja  – Espanha
bodega-antion-revista-eno-estilo
Foto: Adriana Landaluce
bodega-darien-revista-eno-estilo
Foto: Adriana Landaluce
Irius, bodega de crianza | 2008
Local: Barbastro – Huesca – D.O. Somontano – Espanha
Museo de la Cultura del Vino Dinastia Vivanco |2004
Local: Briones – La Rioja – Espanha
bodega-irius-revista-eno-estilo
Foto: Adriana Landaluce
museu-bodega-vivanco-revista-eno-estilo
Foto: Dávid Pérez

 

Dentre tantas maravilhas a melhor notícia de todas, para o universo dos vinhos, em especial aos brasileiros é que em breve teremos uma obra no Vale dos Vinhedos projetada pelo J.Marino Pascoal e sua equipe.

O Jesus Marino Pascual tem escritório aqui em SP e  desenvolve obras em vários seguimentos, seu portfólio é bem diversificado, atuando no corporativo, institucional, comercial, residencial, patrimônio histórico,planejamento urbano e arquitetura do vinho.

Atualmente desenvolve quatro grandes projetos, sendo dois edifícios residenciais no Litoral Norte – SP (20.274m² e 9.591m²), um Hotel de Luxo(12.000m2) e uma Vinícola-Museu(4.500m2), em Bento Gonçalves- RS.

Como a citação da vinícola no Rio Grande do Sul certamente despertou ansiedade e curiosidade em você leitor, a revista Eno Estilo revela que está de olho nesta novidade e esteve presente na palestra ministrada pelo arquiteto Marino na vindima deste ano no Vale dos Vinhedos.  Podemos adiantar que a obra  é um Memorial da Cultura do Vinho vinculado a uma vinícola para o Instituto R. Dal Pizzol.

Com uma visão bastante inovadora a Dal Pizzol lança-se adiante neste projeto, que reunirá peças de arte e de história ao seu já famoso “vinhedo do mundo”,  uma plantação com exemplares de uvas raras e autóctones de vários países do mundo.  A obra de Jesus Marino Pascual e sua equipe, proporcionará um espaço de visitações à altura de todo o conteúdo proposto pelo Instituto R. Dal Pizzol.

Estamos escrevendo a história do vinho brasileiro e a arquitetura de Jesus Marino Pascual, será um marco neste processo.

por Camila H. Coletti
 

Escritora, colunista de vinhos e Editora na Revista Eno Estilo
 

b-322-revista-eno-estilo-videira-vinho-1


Serviço:

J. Marino Pascual e Associados
Escritórios de Arquitetura

Espanha e Brasil
http://www.jmarinopascual.com/
https://www.facebook.com/JMPBrasil

b-300-revista-eno-estilo-1home-red3.jpg

 




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.