Vinhos – Dicas e novidades

As feiras de vinhos com venda. Deguste e só compre se gostar

 Feiras de vinhos | Degustar antes de comprar um vinho,
garantia de  levar para casa um vinho que te dê prazer.

Um dos comentários mais usuais entre os apreciadores de vinhos,  versa sobre a enorme dificuldade em escolher seus vinhos, em frente a uma prateleira de loja ou pior ainda, pela internet.

Não se pode comprar vinhos pela estética do rótulo, ou pelo preço. O rótulo não é segurança de nada, a não ser da origem do vinho e do produtor, caso o consumidor o conheça. O preço não define qualidade e menos ainda o gosto pessoal.

A regra básica para escolher vinhos é pela qualidade do produtor, mas para isto é preciso que você o conheça, que já tenha degustado uma bela quantia dos rótulos dele. Não é fácil para os iniciantes.

O ideal então, é que se conheça mais vinhos. Como fazer isto?

Frequentando aulas com degustações de vinhos e feiras de vinhos. Não é a opção da maioria. 

Como escolher o seu vinho

A melhor forma de comprar vinhos é degustá-lo anteriormente. Assim é possível avaliar se aquele vinho atende ao seu gosto pessoal. Alguns preferem vinhos mais leves enquanto outros mais voluptuosos. Há quem seja fã da acidez em tintos, por outro lado os que não suportam detectá-la. Aromas também implicam na avaliação do gosto pessoal. Alguns adoram saborear os aromas de frutas no vinho, outros couro e notas animais. Somos todos diferentes e para cada um de nós existem vinhos que podem trazer prazer, objetivo de todos.

Se classificarmos a grosso modo teríamos apenas dois tipos de vinhos, os bons e os ruins, mas quem conhece o mundo dos vinhos sabe que estamos falando de uma ampla e quem sabe até infinita combinação de possibilidades. Dentro dos bons, existe uma ampla gama que vai dos bons até os espetaculares, eu diria que acima deles ainda existe um pequeno grupo, o dos inesquecíveis. Dentro do universo dos bons, vinhos do mundo todo, cada um com suas características, que atenderão aos mais diversos tipos de paladares.

Pelo lado dos ruins, do ruim que não causa mal estar até os intragáveis com prejuízo à tua saúde. Existem vinhos bons e ruins sim e dentro deste universo os que se encaixam no gosto pessoal de cada um.

Gosto pessoal não se discute, mas é preciso saber qual o seu, e mais, ter a oportunidade de ampliá-lo conhecendo novos horizontes. Ninguém nasceu para ficar estático. A flexibilidade e o desejo da descoberta são marcas da evolução da humanidade. Use seus poderes.

A nova coluna da revista Eno Estilo:  Feiras de Vinhos

Regularmente recebo convites de feiras de vinhos, algumas muito grandes e outras bem pequenas, sempre que possível vou a algumas delas. Aproveito para refazer minha adega. Irei comentar regularmente as feiras de vinhos, que considerar destaque na modalidade, pela qualidade dos vinhos que oferece, organização, conforto para os participantes e margem de desconto. Poderão acompanhar nesta coluna “Feiras de Vinhos” iniciada em agosto de 2017.

 

 por Camila H. Coletti 
  
Editora, crítica de vinhos, escritora
Sommelière ABS-SP | ASI 
Master Level Provence

Dicas da revista Eno Estilo

A revista Eno Estilo está repleta de novidades distribuídas em diversas sessões.
Saboreie sem moderação os nossos 6 canais de informação, nas áreas de vinhos e gastronomia. Desvende conosco os muitos segredos do mundo dos aromas e sabores.

Que tal encontrar um evento interessante para os próximos dias? Veja AQUI.

Quer escolher um bom vinho para enriquecer um momento a dois? Veja AQUI

Vai receber um grupo de amigos e precisa selecionar vinhos em uma faixa mais acessível de preço? Veja AQUI.

Hoje está pensando em uma cerveja bem geladinha? A revista traz as novidades. Veja AQUI.

Quer ficar por dentro de novidades na área Gourmet? Veja AQUI.

Gostaria de organizar uma viagem enogastronômica? Veja AQUI.

 

b-300-revista-eno-estilo-1home-red.jpg

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Está organizando uma Viagem enogastronômica?

Conheça nossa área de mapas no tema vinhos e gastronomia

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

link-area-mapas-revista-eno-estilo-2

ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

© Desde 2014 – Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle.
www.enoestilo.com.br

Todos os direitos reservados.


Novidades
Destaques



© 2014 - 2017 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.