Vinhos – Temas especiais

Vinho e cerveja no Brasil | Um pouquinho desta história

Vinho ou cerveja | Quem chegou primeiro ao Brasil?

O vinho e a cerveja tem espaço na vida de todos.
A cerveja no dia a dia das pessoas.  
O vinho recebeu o status de bebida das comemorações.

vinho-cerveja-660

Cerveja e vinho, curiosidades sobre a chegada e implantação no Brasil

O vinho fazia parte do dia a dia dos portugueses, assim, era de se esperar, que ele fizesse parte da nossa história. Trazido e comercializado pelos portugueses, o vinho estava na nau no momento da descoberta. E nada menos, do que o conceituado e famoso vinho português Pêra Manca.  

Mas como ter o vinho por aqui em um continente em construção?

O vinho no Brasil

Pouco tempo depois da chegada dos portugueses, em 1532, Brás Cubas, português do Porto teve a ideia de  torna-se o primeiro viticultor brasileiro. Com cepas trazidas de Portugal implantou vinhedos na serra do mar, na região da atual Cubatão. O intento não foi bem sucedido e Brás Cubas resolveu repetí-lo longe do mar, na região onde situa-se a atual cidade de São Paulo, o resultado foi outro e as videiras frutificaram.  

Poucos sabem, mas contam os registros da história, que as videiras seguiam com os bandeirantes, para serem plantadas, como mais um item de ocupação do território nacional.

Em 1640 São Paulo já produzia vinho comercialmente, fato narrado recorrentemente, embora as informações sejam divergentes quanto a datas, e eu não tenha encontrado provas decisivas deste relato, em minhas pesquisas. O vinho era de baixa qualidade, mas estava disponível, era a opção mais barata em contrapartida ao vinho trazido de Portugal.

Quase dois séculos se passaram,  até que o vinho de outros países da Europa chegassem ao Brasil. Aconteceu com a abertura dos portos em 28 de janeiro de 1808, promovida pelo “Decreto de abertura dos portos às nações amigas” promulgado em Salvador pelo Príncipe-regente de Portugal Dom João de Bragança.E foi nesta mesma época e devido a esta abertura, que  a cerveja, produzida em outros países da Europa, começou aos poucos a aportar por aqui.

Bebidas da época

Na ocasião conforme narrativa dos anais da história, havia uma bebida fermentada muito popular, elaborada com  gengibre farinha de milho, casca de limão e água, que era vendida em garrafas ou canecas e chamava-se Gengibirra. De elaboração semelhante havia uma opção doce chamada de Caramuru elaborada com milho, gengibre, açúcar mascavo,  que juntos fermentavam por uma semana.

A bebida mais popular no entanto até 1830 era a nossa brasileiríssima cachaça.

A cerveja no Brasil

Até onde se tem dados seguros, a cerveja começou a ser elaborada de fato no Brasil em 1836, no Rio de Janeiro. Na sequência as informações são desencontradas. Nos anos seguintes há relatos da fundação da primeira fábrica de cerveja em diversas cidades brasileiras. Não encontrei referências seguras e decisivas. Mas com segurança foi a partir desta data.

Há um relato de que em 1637 Maurício de Nassau teria trazido ao Brasil equipamentos completos para montar e fabricar as primeiras cervejas, no entanto não se tem informações seguras de que ele tenha conseguido realmente fabricar algo que aceitasse como cerveja. Cartas onde solicitava que a bebida fosse trazida da Europa foram posteriormente encontradas.

A cerveja ganhou espaço na mesa da maioria pela facilidade de acesso e custo inferior. O vinho com preços menos acessíveis foi destinado a uma classe financeiramente mais abastada. Nas demais foi direcionado, ao lugar de bebida das comemorações. Não é o que acontece na maioria dos países do mundo. O grande sonho dos seus apreciadores é ver o vinho acessível e presente na mesa do dia a dia do brasileiro.

 

por Camila H. Coletti
 
Editora
Contato

b-300-revista-eno-estilo-1home-red.jpg

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana  e Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

Só os melhores vinhos da semana  Vinhos selecionados até 100 reais


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br




© 2014 - 2017 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.