Vinhos – Dicas e novidades

Dica de vinho do dia | O vinho, as antocianinas e o Alzheimer

Antocianinas e os benefícios comprovados do vinho para a saúde.

Vinho tinto fonte de antocianinas

As antocianinas | Um dos fatores mais citados sobre os benefícios do vinho para a saúde refere-se à presença das famosas substâncias, chamadas de “antocianinas” pertencentes ao grupo dos flavonoides. As antocianinas são pigmentos encontrados nas frutas e vegetais, que lhes conferem cores fortes, e tem a função básica de protegê-las contra fatores que possam vir a prejudicá-las, como o excesso de luz solar.

As suas cores nos vegetais variam do vermelho alaranjado, ao negro azulado dos mirtilos ou da casca de uva, como exemplo, temos vinhos com forte concentração de antocianinas, como o caso dos vinhos de tonalidade violácea.

O grande segredo é que através de pesquisas recentes, pode-se constatar, que a ingestão diária destes pigmentos, as antocianinas, podem reverter déficits de memória e altos níveis de ansiedade, característicos da doença de Alzheimer. 
As conclusões citadas fazem parte de pesquisa realizada no Departamento de bioquímica e Biologia Molecular, da Universidade Federal de Santa Maria. 

Uvas Tannat na revista Eno EstiloUvas Tannat

Chegamos então no vinho tinto. Sabidamente, dada a comprovação científica, e indicado pela cor das cascas das uvas, o vinho é portador da boas concentrações de antocianinas.

O vinho e a saúde

Sim, ficou provado que o vinho pode ajudar na melhora de sinais do envelhecimento, como a memória recente, além de diminuir a ansiedade, características da Doença de Alzheimer, ou dos quadros de demência característicos do envelhecimento.

No entanto, não sabemos qual a quantidade de antocianinas deveriam ser ingeridas diariamente para obter este resultado. Vamos usar o bom senso. Como temos um limite diário no consumo do vinho, imposto pela presença do álcool nele, considero que o mais indicado seja adotar uma dieta que introduza uma taça de 150 ml de vinho tinto por dia associada ao consumo de suco de uva integral (puro, sem mistura de água), e consumo associado de muitas frutas escuras, como o Mirtilo (Blueberry do inglês ou Arándanos do espanhol), que dispara na frente no teor de antocianinas, seguido das amoras negras, do açaí, das uvas, do morango, da acerola.

Mirtilo e altas concentrações de antocianinasMirtilos

Muitos comentários vem ocorrendo, sobre os benefícios do vinho à saúde. Mas sabemos que sensacionalismos existem, e muitos deles embasados apenas na necessidade de audiência.
Como a proposta da revista Eno Estilo é informação segura e bem alicerçada, todo o conhecimento proveniente de pesquisas, como esta, realizada na Universidade Federal de Santa Maria, será bem-vindo.

por Camila H. Coletti

Dados sobre a pesquisa: Revista Ciência Hoje – Edição 324.

 

b-300-revista-eno-estilo-1home-red.jpg

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques 

Vinho da Semana 

Matérias destaques na revista Eno Estilo  

Só os melhores vinhos da semana  


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

© 2014 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle.
www.enoestilo.com.br

Todos os direitos reservados.




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.