Vinhos – Temas especiais

Quem é Quem 2018 no Mundo do Vinho

Quem são os criadores de conteúdos, editores de sites, portais e blogs, que divulgam de fato o vinho e seu universo?

Quem é Quem 2018

Quem é quem 2018 no Mundo do Vinho

Hoje em dia ter um site na internet, seja em formato de blog, site ou portal tornou-se recorrente. Muitos apreciadores de vinhos entram para este universo. O que leva cada um a ele é, acredito eu, basicamente a paixão pelo mundo do vinho e a ilusão do que este universo tem a oferecer.

O ser humano é movido a ilusão e paixão, assim, brotam sites diariamente. A questão é, que ao plantarmos o sonho, imediatamente crescem os galhos da realidade.

Muitos percebem que sonhar é mais gratificante do que encarar a prática diária. A manutenção de um site pede trabalho minucioso. Nada cresce sem cuidados, vigilância e horas e mais horas de estudo, para a elaboração de conteúdos, que atraiam e fidelizem o leitor.

Este é o terroir ao qual temos que nos adaptar. Fazer a nossa parte, quase biodinâmica.

Visibilidade de  sites, blogs e portais ou redes sociais |

Quem é quem 2018 no Mundo do Vinho

As redes sociais pedem argumentos breves e pontuais, pouco levam a um veículo. São boas para publicidades rápidas. Absorvem algo como imagem e uma linha de texto. Adoram temas polêmicos, folias, trocas de brincadeiras entre amigos ou ainda e infelizmente, trocas de ofensas e preconceitos. Muitos leitores de fato, acabam se cansando da superficialidade delas e uma boa parte deles além de leitores são consumidores de grandes vinhos.

Os leitores de hoje além de livros físicos,  buscam na malha da internet informação atualizada diariamente. Eventualmente pela praticidade, buscam os seus “livros” na internet como anteriormente escolhiam os seus de cabeceira. 

Visibilidade pede sacrifício e muita dedicação. Estudos,  projetos, perspectiva, tentativas com acertos e erros.  Não adianta jogar algo no site, vez ou outra, apenas para dar movimento. O editor que não sabe criar conteúdo interessante para o seu público, posteriormente não colherá boa permanência do leitor dentro do site. Todavia é um dos fatores que o Alexa mede.

A postura e o objetivo de quem escreve.

Foi-se o tempo em que bastava colocar algo na internet para que aquilo viesse a ser encontrado. Hoje há uma enormidade de informações circulando. A fartura leva à dispersão na escolha.

Escrever é apenas uma parte da questão. A não ser que a proposta do autor, seja a de ter um caderninho de anotações em sua cabeceira. Certamente que pode-se ter um blog assim. Um caderninho de internet, que só será lido por seu autor,  o único que saberá de sua existência. Hoje em dia textos podem estar mais seguros na internet do que na cabeceira da cama.

Escrever é apenas um dos itens do vasto hall de habilidades necessárias. Foi-se a época em que um jornalista escrevia, enviava ao jornal e sua parte estava feita. Hoje em dia a atualização constante no seguimento, a edição de imagens, a percepção do que o público deseja e estudos constantes são primordiais. O trabalho se multiplica.

É possível ter um blog de folia e lazer. Em contrapartida não será possível querer que ele tenha status de um veículo digital conceituado. É preciso definir focos. Definir o seu grupo de leitores, entender o que este grupo espera e escrever da forma que faça sentido a ele. Primordialmente o passo mais importante talvez seja fazer com que este conteúdo, que está grudado na malha mundial, se destaque e chegue até o público.

Se isto der certo, os números apontarão os resultados e você estará no caminho correto. 

A vida de um jornalista independente, blogueiro ou especialista em vinhos que tem a responsabilidade de editor sobre um site.

Ele não tem o apoio, nem o salário de um veículo impresso, portanto tem todos os custos por sua conta.  Não tem revisor, não tem verba de despesas e nem o nome de um veículo como um grande jornal ou revista e seus patrocinadores, lhe abrindo os caminhos.

Tudo é feito na garra, na coragem de quem assina seus textos e análises, mesmo sem o suporte de um revisor e que assume os gastos de cada passo neste mundo.

Por um outro lado, ele se especializa em muitas facetas. E quando recebe um convite especial, por exemplo para uma viagem ou para fazer parte do júri de um concurso internacional, sabe que é por mérito próprio.

Seu trabalho, sua construção cresce como a videira e mostra seus frutos.

O investimento dos editores do vinho

Cada saída para explorar o mundo do vinho gera custos, de transportes, estacionamentos, investimento de tempo, o que significa redução de trabalho remunerado ou jornada dupla.  Posteriormente investimento de tempo para a criação e divulgação do conteúdo referente àquela saída, evento ou viagem. 
E quem pagará por isto, já que a maioria dos sites, blogs e portais oferecem conteúdo 100% gratuito?

Está aí uma boa proposta de análise sobre o futuro da divulgação do mundo do vinho. Há a necessidade de alteração de postura de ambos os lados, de quem produz visibilidade e de quem depende dela.

A manutenção de um veículo digital de sucesso, que receba boa quantidade de visitas é trabalho profissional. De gente especializada em vinhos e em diversos outros setores. Exige boas horas diárias de trabalho real. Exige investimento financeiro.  Exige muito estudo, profissionalismo e seriedade.

O resultado da pesquisa “Quem é Quem 2018 no Mundo do Vinho” 

Houve uma grande mudança no cenário mundial, com um consistente aumento de sites e blogs presentes na internet. Devido ao grande crescimento, o Alexa, fez uma redução no resultado mínimo de movimentação, para que o site tenha a indexação. O valor da posição anteriormente de cerca de 20.000.000 caiu para cerca de 17.000.000. Acima deste valor a visibilidade do site é mínima e então o Alexa despreza o resultado.
Na tabela com a lista do Quem é Quem 2018, os sites pesquisados que não obtiveram o mínimo, estão assinalados como “no rank”.

A pesquisa incluiu os corajosos produtores que escrevem sobre o mundo do vinho e sobre seus vinhos degustados. Os que assinam sua produção, pessoas reais que não atuam em traduções ou montagens de conteúdos já disponíveis na internet. A ideia é criar e somar ao já existente e não copiar, traduzir e colar. Além disto,  é prerrogativa inicial dividir o conhecimento obtido por anos, em bancos de boas escolas, viagens e degustações técnicas. 

Sobre o ALEXA  |  Quem é Quem 2018 no Mundo do Vinho

O Alexa é um sistema de medição de blogs, sites e portais. Diariamente ele repassa a medição da posição do site em relação a todos os sites publicados do mundo. Informa a quem quiser saber a classificação de cada site, em qualquer seguimento.

O Alexa leva em consideração vários fatores que não sabemos ao certo, no entanto sabemos que incluem idade do veículo, número de visitas no site nos últimos 3 meses, taxa de rejeição e taxa de permanência do visitante no site.

A elaboração do Quem é Quem 2018 no Mundo do Vinho foi com números levantados pelo Alexa no dia 21 de maio de 2018. Os números foram divididos por 1000 e representam a posição na listagem de “todos os sites do mundo de todos os seguimentos, que inclui todos os países. Não foram considerados blogs que falam de vinhos de jornais e grandes veículos de temas diversos, devido ao sistema do Alexa considerar a avaliação do veículo como um todo. Não há como saber a avaliação real apenas daquele blog.

Parabéns aos editores dos sites que se destacaram na avaliação do Alexa. Surpreendentemente, tivemos uma redução na atuação dos escritores da área, sendo assim, é maior o mérito dos que permanecem na luta.  

Quem é Quem 2018 no Mundo do Vinho

Quem é Quem 2018 no Mundo do Vinho

Tenho à disposição dos editores dos sites avaliados, o “print” da tela do Alexa de cada um dos 10 primeiros lugares da lista do quem é quem 2018.
A solicitação dos interessados poderá ser feita via meu messenger no Facebook, camilahcoletti.

Sucesso a todos!

Quem é Quem 2018 no Mundo do Vinho foi publicado em 22 de maio de 2018.

Camila H. Coletti
Editora
Quem é Quem 2018 no Mundo do Vinho

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