A Borgonha ofereceu para o mundo, duas das mais apreciadas castas, que percorreram o planeta e estão adaptadas a diversas regiões vitivinícolas do mundo:
A uva branca Chardonnay e a uva tinta Pinot Noir.
No entanto elas não são as únicas.
Pouco conhecida entre nós, brasileiros e muito popular dentre os franceses, existe também uma segunda casta na Borgonha, casta branca de nome Aligoté, que tem uma apelação regional (denominação de origem) dedicada a ela, a “A.O.C.Bourgogne Aligoté”, desde 1937.
Mas sua utilização não para nesta denominação de origem, existem duas comunas francesas dentro da região vinícola da Côte Chalonnaise que se dedicam especialmente à casta Aligoté, são elas a Chassey-le-Camp e a comuna de Bouzeron, que lhe empresta o nome, com a A.O.C Bouzeron.
Pode-se encontrar a casta Aligoté nas regiões Champagne, Loire, Sud-ouest, Cognac, Bordeaux, Bourgogne, Rhône, Jura, Beaujolais, Savoie bugey, Provence-corse, Languedoc-roussillon. É utilizada em assemblages de brancos, rosados e até mesmo em tintos, como por exemplo em Beaujolais, no Rhône, em Savoie Bugey e na Provence. É também muito utilizada em espumantes, como no caso de Cremants de Bourgogne.
A casta Aligoté é conhecida na Borgonha desde o século XVII e conta atualmente (2011) com uma superfície de produção de em média 1.608,58 ha.
A uva aporta ao vinho aromas frutados, boa acidez e se mostra em boca bastante vigorosa, muito além de apenas um vinho fresco, tem presença apreciável e estruturada, assegurando vigor e vivacidade ao vinho.
Conheça mais a revista Eno Estilo
Destaques – Feiras Internacionais de Vinhos 2016
ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site, sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista.
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «
© 2014 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle.
www.enoestilo.com.br
Todos os direitos reservados.