Reunindo tradição e know-how a De Martino com a mote “Reinventando Chile” revisita seus 80 anos de experiência transcorridos através de 4 gerações da família.
Em busca de suas melhores descobertas em técnicas e estilo da casa ao longo do tempo, comemorou apresentando a safra 2011 da linha Single Vineyards (outubro 2014).
A Decanter, sua importadora para o Brasil reuniu na Adega Santiago do Shopping Cidade Jardim, a mídia especializada em vinhos para um almoço harmonizado, com degustação, onde foram apresentados 8 vinhos da linha Single Vineyards 2011.
A linha tem a dedicação de praticamente 20 anos de busca e estudos do terroir de cada uma das regiões envolvidas, onde estão plantados os vinhedos, cada uma com sua riqueza e particularidades.
Alguns dos vinhos da degustação do evento foram analisados e encontram-se disponíveis no Banco de vinhos analisados da revista Eno Estilo.
Vinhos da região costeira
-
D.O. Limarí
Vinho: Quebrada Seca | 2011 – De Martino
Chardonnay
RS 131,00 -
Vinhos da região central
-
D.O. Maipo
Vinho: Carmenere Alto de Piedras | 2011 – De Martino
Carmenère
RS 131,00
Vinhos de seleção de vinhedos antigos
-
D.O. Cachapoal
Vinho: Las Cruces | 2011 – De Martino – Vinhedo de 1956
Corte – RS 131,00 -
D.O. Maule
Vinho: Vigno | 2011 – De Martino – Vinhedo de 1955
Corte – RS 131,00
-
D.O. Elqui
Vinho: Alto Los Toros | 2011 – De Martino
RS 131,00Vinhedo com 2.000 metros de altitude.
Corte com predomínio de Syrah
O enólogo Marcelo Retamal, que nos recepcionou, salientou os princípios da empresa voltados à agricultura orgânica, utilizando-se de leveduras nativas, elaboração no concreto, barricas usadas e com a utilização de níveis mínimos de Dióxido de Enxofre (SO2)*, como faz com todas as suas linhas.
A linha apresenta particularidades visíveis, uvas que com o terroir selecionado, se expressam de forma singular e em alguns casos, como no caso do Chardonnay, revelam a alma do vinho sem qualquer ligação com o tradicionalmente esperado.
No caso do Sauvignon Blanc (No banco de vinhos analisados) revela uma face ainda pouco explorada no novo mundo. Deixo o leitor curioso, pois vale a descoberta.
O Syrah de vinhedo antigo (No banco de vinhos analisados) , mostra impecavelmente sua intensidade, com reveladoras notas de elegância. Vale conhecer e apreciar.
Vinhos importados pela Decanter de Adolar Hermann | http://www.decanter.com.br
Site do produtor: De Martino | http://www.demartino.cl/
por Camila H. Coletti
Editora
Revista Eno Estilo – Revista de vinhos e lifestyle
* Utilizado como conservante do vinho no mundo todo o SO2 aqui no Brasil é regulamentado pela Anvisa, que determina um máximo de 0,035gramas por 100ml de vinho.