Viagens Enogastronômicas

Enoturismo no Uruguai – Parte 2 | Um dia em Carmelo

por Camila H. Coletti
Relatos de Viagens | Enoturismo na revista Eno Estilo

Enoturismo no Uruguai em AGOSTO DE 2015
Publicadas: PARTE 1PARTE 2PARTE 3

Enoturismo no Uruguai e a surpreendente região de Carmelo

Viagem de enoturismo ao Uruguai - Região de Colonia - Carmelo

O “terroir” (*) de Carmelo exibe um diferencial  bastante    peculiar
na  situação  geográfica    e climática, associando o fator humano próprio do terroir, como os franceses o veem, assim, a natureza somada à condição criada pela mão do homem mostra seus resultados.  No Uruguai observo que  é   recorrente  o trabalho com os diversos tipos de podas e conduções, assunto mais técnico, que pretendo abordar em detalhes   futuramente, para  os leitores interessados em  aprofundar-se neste tema.

 

Ao lado, vinhedo de Syrah da
Bodega Boutique El Legado

Após a chegada ao Uruguai, 
eu viajei para o departamento de Colonia
e minhas impressões estão disponíveis na matéria:

Enoturismo no Uruguai 1ª parte|
Desvendando os caminhos do Tannat

Hospedada na região, eu estive percorrendo os vinhedos de Carmelo, cidade conhecida entre os especialistas em vinhos, como o grande destaque em termos de terroir diferenciado, já que o local é favorecido por uma condição geográfica ímpar. Carmelo fica exatamente em frente à formação do estuário do Rio del Plata, que é gerado pelo encontro das águas dos rios Uruguay e Paraná, tal condição, estabelece um microclima muito particular e único.

Foram visitadas nesta etapa da viagem quatro bodegas, que representam muito bem por um lado a tradição e a experiência, e por outro, acenam do futuro, da história que por alguns, começa a ser escrita. Teremos grandes novidades vindas desta peculiar região do Uruguai: Carmelo.

Almacen de la Capilla - Vinhos Cordano na revista Eno Estilo

Logo após a saída da Posada Campotinto, eu visitei a Bodega Cordano Hnos, que tem aberto ao público, um simpático Armazém, com inúmeros quitutes regionais, que vão de balas de Tannats, a vinhos de produção própria. Fui recebida pela Ana Paula Cordano que conduziu o passeio pela antiga vinícola fundada em 1855, décadas de tradição e história. A região onde estão localizados é chamada de Colonia Estrella e fica a cerca de 5 km do centro de Carmelo.

Adega da Bodega Cordano - Enoturismo em Carmelo Uruguai Viagem de enoturismo no Uruguai - Região de Colonia - Carmelo

Uma cabana em meio ao vinhedo

Cabana no vinhedo | Enoturismo no Uruguai

 

Uma surpresa que me lembrou uma cena do filme “Bottle Shock”, no Brasil intitulado “O julgamento de Paris”. Lembra a posição da casa do enólogo da vinícola principal narrada no filme. Trata-se de uma uma cabana de madeira com uma pequena varanda de frente para o vinhedo cravada na natureza. Lá não é um hotel, existe apenas esta única cabana que fica disponível para hospedagem e é divulgada como “Entreviñas Glamping”.

Algumas fotos da vista e do interior da cabana na propriedade da família Cordano

Enoturismo no Uruguai - Região de Colonia - Carmelo Cabana no vinhedo | Enoturismo no Uruguai - Região de Colonia - Carmelo
Cabana em frente ao vinhedo | Enoturismo no Uruguai - Região de Colonia - Carmelo Interior da cabana em frente ao vinhedo | Enoturismo no Uruguai, Carmelo.

Urbana, mas flexível como sou, não poderia deixar de me empolgar com esta opção de alojamento. Decoração caprichosa e cativante para um casal, em cenário vinícola. É mais uma nota agradável a ser vivenciada, uma forma de sair da rotina e acrescentar ainda mais sabor, em uma viagem de enoturismo. Fica a dica para os casais apaixonados.

A possibilidade de “glamping” no Uruguai é fato. Glamping é uma associação do contato com a natureza, de forma mais direta, sem a perda do conforto e do glamour, para pessoas que dispõem de flexibilidade para inovar e sentem prazer no novo. Muito a cara dos apaixonados pelo vinho, que fascinados pela descoberta treinam a flexibilidade em cada nova safra. Já pensaram nisto?

Rumo a Bodega Família Irurtia

Enoturismo na bodega Família Irurtia | Carmelo enoturismo-carmelo-revista-eno-estilo-16-320

Maria Noel Irurtia é o membro da família que nos recebe em visita à bodega Família Irurtia.  Com instalações amplas e muito bem estruturadas, a bodega conta muito de sua história que já completou 102 anos em Cerro Carmelo. Nela são elaborados diversas linhas de vinhos de várias uvas, “muito além do Tannat”, frase recorrente nesta minha viagem de enoturismo no Uruguai. São elaborados também além de vinhos tranquilos, vinhos espumantes e  grappas das variedades Gewurstraminer e Tannat.

enoturismo-carmelo-revista-eno-estilo-26-320-irurtia enoturismo-carmelo-revista-eno-estilo-25-320-irurtia
enoturismo-carmelo-revista-eno-estilo-07 enoturismo-carmelo-revista-eno-estilo-08

Possuem vinhedos que pelas condições excepcionais desenvolvem nelas, Botrytis Cinérea nos bagos das uvas Gewurstraminer, que associados a colheita tardia, possibilita a elaboração do especialíssimo vinho Late Harvest, da família.
Os vinhos da Bodega Familia Irurtia estão no Brasil a preços bem convidativos. Podem ler a análise de dois deles, já inseridos no banco de vinhos analisados da revista Eno Estilo.

(*) Terroir: Veja o significado no Glossário do vinho da revista Eno Estilo

Enoturismo em Carmelo é tão fascinante que eu fiz questão de mostrar muitas fotos tentando passar um pouco do clima local, para que vocês se sentissem passeando comigo, assim optei por dividir esta matéria em duas partes.
Só não pude mostrar o sabor dos vinhos.

Continue  AQUI…
Mais duas bodegas cheias de descobertas, completando a visita a Carmelo.

Viagb-322-revista-eno-estilo-videira-vinho-2em de enoturismo organizada pela empresa

Senderos del Tannat
Roteiros | Passeios | Translados | Enoturismo

 

b-320-revista-eno-estilo-1cn5


teste-azeite-320-320

 

b-320-revista-eno-estilo-1cn5

Novidades
Destaques



© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.