Viagens Enogastronômicas

Um dia em Carmelo com muito mais | Enoturismo no Uruguai

por Camila H. Coletti
b-relatos-revista-eno-estilo-2_thumb.png

Veja o início da matéria Um dia em Carmelo AQUI

Enoturismo no Uruguai em AGOSTO DE 2015
Publicadas: PARTE 1PARTE 2PARTE 3

Seguindo com as descobertas na região de Carmelo no Uruguai

Viagem de enoturismo no Uruguai - Região de Colonia - Carmelo Viagem de enoturismo no Uruguai - Revista Eno Estilo

Visita à Wine Lodge Narbona

Narbona é um grande empreendimento que além da produção de vinhos possui a produção de azeites, queijos e tem anexo a ela um hotel, membro do Relais e Châteaux. Não fui levada a conhecer o hotel, mas almocei no restaurante dele, por sinal bastante agradável e com pratos que recomendo.
Outro destaque da Narbona são os queijos elaborados por eles.

Queijos da Narbona | Enoturismo no Uruguai - Carmelo

Estando em Colonia é recorrente a presença do queijo de tradição local, o queijo Colonia, mas a Narbona tem uma produção própria de diversos tipos de queijos franceses, dentre eles o Brie, um Brie mais leve e com uma bela performance diante dos vinhos tintos, o que é uma absoluta raridade.
Acima a tábua oferecida na degustação de vinhos.

enoturismo-carmelo-revista-eno-estilo-27-320-narbona enoturismo-carmelo-revista-eno-estilo-29-320-narbona

Como sabem os experientes em enogastronomia, Brie e vinho não representam um bom casamento. Eu recomento o queijo Brie, apenas com um vinho doce específico, com o qual ele fica perfeito. Todavia, por insistência da enóloga, eu  degustei o Tannat rosé da foto e o Pinot Noir da Narbona com o Brie de fabricação deles e foi uma grata surpresa, ambos o acompanharam muito bem. É sempre bom estarmos abertos a novas experiências.

Uma das mais jovens bodegas da região, a Bodega Boutique El Legado

vista-el-legado-vinicola-uruguai

El Legado é uma propriedade familiar, veio de pai para filho em forma de um sítio, que foi totalmente redesenhado pelo casal de proprietários, que nele decidiram realizar o sonho de produzir vinhos. 
O nome escolhido para a bodega representa todo o projeto de construir e legar aos seus filhos, um futuro no mundo do vinho.  

Sempre ouvimos em degustações ou em visitas de enoturismo, as histórias dos fundadores e construtores de uma vinícola,  uma saga familiar no mundo do vinho,  neste caso,  falamos diretamente com eles. Participamos desta construção que um dia será narrada no futuro. Uma das histórias que certamente será contada em tom pitoresco é a de que, pelos idos de 2014, 2015 na época da vindima, na colheita das uvas, os proprietários, além dos funcionários, convocavam os amigos e familiares em mutirão. Todos trabalhavam e comemoravam a colheita, com muito vinho e muita alegria. Como deve ter sido nos primórdios do mundo do vinho. No futuro, 2015 será passado e o conheceremos pelas histórias escritas e narradas. Enoturismo por lá na Bodega El Legado, nos insere nesta construção, nesta história, passo a passo.  

enoturismo-carmelo-revista-eno-estilo-30-320-el-legado enoturismo-carmelo-revista-eno-estilo-31-320-el-legado
enoturismo-carmelo-revista-eno-estilo-32-320-el-legado enoturismo-carmelo-revista-eno-estilo-32-320-el-legado

Cabe lembrar que a El Legado tem um enólogo já conhecido nosso, (para quem está acompanhando os meus relatos sobre esta viagem), que também cuida da Bodega Campotinto, o enólogo Daniel Cis. Visitei tudo, o vinhedo de Syhah e de Tannat, as jovens instalações, retirei vinho em evolução diretamente da barrica (podem ver a foto AQUI), degustei com petiscos e queijos deliciosos da região acompanhada da família.

Os vinhos verdadeiramente surpreendem, eles são equilibrados, carnudos, com belo corpo e ao mesmo tempo elegantérrimos. Vinhedos de Tannat e de Syrah que na taça iluminam o momento.

No link um pouco do vinho especialíssimo de Syrah, minha análise no banco da revista:
El Legado Reserva Syrah 2012

Quem estiver por Colonia e Carmelo não perca a oportunidade de conhecer esta pequena bodega onde é possível acompanhar a formação e o desenvolvimento de uma história no mundo do vinho. Serão muito bem recebido pelo simpático casal Bernardo e Maria Marta (na foto acima). Bela família e vinhos surpreendentes. Ainda ouviremos falar muito da Bodega Boutique El Legado.

enoturismo-carmelo-revista-eno-estilo-33-320-el-legado enoturismo-carmelo-revista-eno-estilo-34-320-el-legado

A estada em Colonia e Carmelo marca uma lembrança aconchegante e inesquecível, de um Uruguai que alia a experiência e a tradição, com a descoberta, o vislumbre de um futuro promissor para quem tem visão e paixão pelo universo do vinho.
Se observarem bem, a paixão é ferramenta fantástica e imprescindível no mundo do vinho. Está mais do que provado, que o universo responde a ela. Paixão é o ingrediente secreto do “terroir“. O Uruguai faz sua parte,  enoturismo por lá é um misto de emoções, viagens no tempo, ao passado e ao futuro.

(*) Terroir: Veja o significado no Glossário do vinho da revista Eno Estilo

Na sequência a minha visita às bodegas de Canelones.

Toda a minha viagem de enoturismo no Uruguai
foi organizada pela empresa Senderos del Tannat.
b-322-revista-eno-estilo-videira-vinho-1.jpg

Veja os vinhos do Uruguai da safra 2015 degustados em 1ª mão em agosto de 2015

Veja TODAS AS MATÉRIAS e imagens  da viagem de enoturismo no Uruguai publicadas.

Roteiros e visitas com Senderos del Tannat

Senderos del Tannat

 

Revista Eno Estilo – Revista de vinhos e lifestyle

Revista Eno Estilo | Revista de vinhos e lifestyle


teste-azeite-320-320

 

b-320-revista-eno-estilo-1cn5

Novidades
Destaques



© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.