Eventos e locais de vinhos

Visita ao Felix Bistrot | Um passeio com sabores da França

Restaurante Félix Bistrot | Visita revista Eno Estilo 01Restaurante Félix Bistrot | Visita revista Eno Estilo 02

Restaurante Félix Bistrot | Visita revista Eno Estilo 03

A Revista Eno Estilo visita o restaurante francês Felix Bistrot

Um dos restaurantes mais franceses de São Paulo traz a graça de um local agreste, associado ao requinte de um espaço bem montado e de uma culinária atenta aos micro detalhes, coisa que sabemos ser para poucos.

Em região nobre da grande São Paulo, a 25 km do marco zero de São Paulo (Praça da Sé), na Granja Viana, em meio a espaços aconchegantes e convidativos, saboreia-se pratos da cozinha francesa de estilo.

O restauranteur Vinícius Riole conta atualmente com o chef Augusto Cruz no comando da cozinha, por onde já passaram reconhecidos nome como Alain Uzan, Clóvis Siqueira e Alex Atala.

Uma informação preciosa para os leitores da revista Eno Estilo é a bem abastecida adega com variados rótulos, que incluem garrafas em tamanhos pequenos, o que facilita muito quando cada membro da mesa faz pedidos de pratos diferenciados, o que geralmente inviabiliza a harmonização com um único vinho, pois os pratos podem ser antagônicos como carnes e peixes.

Um diferencial para quem está pela região é o Menu executivo servido de segunda a sexta no almoço e inclui, entrada, prato principal e sobremesa, cada item com pelo menos 3 opções a escolha do cliente e preço de R$ 39,50 por pessoa. (2014)

Recentemente pude testar o  cardápio comemorativo dos 16 anos da casa, seguem abaixo com os comentários das harmonizações, afinal foi uma visita da revista Eno Estilo

Menu Felix Bistrot 1 | Revista Eno Estilofelix-bistrot-revista-eno-estilo-3

Caipiostra  harmonizada  com  o leve e solto espumante Veuve  du Vernay Chardonnay, que acompanha muito bem vários pratos.
Petit  Camembert   morno  sobre   Abacaxi   Grelhado   ao Vinagrete   de   Frutas  harmonizado  com o equilibrado e refinado vinho Chablis Louis Latour, um destaque e uma belíssima escolha quando serão no menu introduzidos vários pratos, como foi o caso do dia.Vejam a seguir.

Menu Felix Bistrot 3 | Revista Eno EstiloMenu Felix Bistrot 4 | Revista Eno Estilo

Capeletti de Brie com Erva Doce ao molho de Cogumelos divinamente   bem  harmonizado   com  o vinho Chablis Louis Latour.
Robalo  ao  molho  de  Limão  Siciliano  sobre  Moyashi, Alcachofra  e  Aspargos  Frescos   que  o  vinho Chablis Louis Latour também enfrentou com louvor, aliás prato que contava com a presença  da sedutora e inescrupulosa alcachofra sempre desafiante em termos de harmonizações e por isto mesmo, extremamente instigante. Adoro testes com ela. Já encontrei inclusive alguns tintos, que a encaram muito bem.

Menu Felix Bistrot 5 | Revista Eno Estilovinho-mapu-reserva-revista-eno-estilo

Menu  degustação  de  três  pratos:
– Filé Mignon de Javali com Crosta de Inhame e  Molho de Frutas Secas.
– Filé au Poivre Vert sobre Dauphines
– Carré de Cordeiro à L’ail sobre Risoto de Grãos
Harmonizados  com vinho tinto, Mapu Reserva – Cabernet Sauvignon 2011 da ala chilena da Baron Philippe de Rothschild (Lafite). Vinho de bons taninos, sem exageros,  na medida e que acompanharam muito bem as carnes nos preparos propostos.

Menu Felix Bistrot 6 | Revista Eno Estilovinho-vernus-revista-eno-estilo

Momento alto sempre,  nas minhas ousadias gastronômicas, a possibilidade de apreciar várias sobremesas harmonizadas com vinho doce. A melhor forma de encerrar uma refeição.

Farandole do Felix Bistrot  com sete mini sobremesas: Torta de Maçã, Terrine de Três Chocolates, Creme Brulée, Paris Brest, Petit Gâteau, Mil Folhas e Nougat Glacê.
Harmonizadas divinamente com o vinho Vernus, um Late Harvest de Riesling da Santa Carolina. Vinho que não conhecia e que me agradou bastante na flexibilidade com a qual se apresentou diante das delicias apresentadas.

Finalizando a comemoração do dia encerramos com bolo e champagne de Champagne, França, sempre uma combinação perfeita, se estivermos realmente falando de um champagne, como foi o caso. O champagne aberto foi o champagne Lourant Perrier.
Chamo a atenção para este ponto, “champagne de Champagne”,  devido as inúmeras confusões no tratamento de espumantes em geral,  como champagne.

Convido os leitores da revista Eno Estilo,  a ler a Eno Dica para iniciantes que tira esta dúvida:
Não chame todo vinho que borbulha de champagne 

Falando do tido do restaurante, como pratos, harmonizações propostas, serviço, instalações, só posso elogiar. Tenho participado de muitos almoços e saliento a qualidade do conjunto apresentado, sabores magistrais e serviço que foi ágil e impecável, um ponto que vem preocupando os frequentadores de restaurantes diferenciados.

Parabenizo a equipe do Felix Bistrot que proporciona todos os dias, uma esmerada experiência aos seus frequentadores.

Felix Bistrot | Revista Eno EstiloChampagne Laurent Perrier | Revista Eno Estilo

por Camila H. Coletti

Escritora, colunista de vinhos e editora na Revista Eno Estilo

Revista Eno Estilo


Serviço:

Felix Bistrot

Local: Rua José Felix de Oliveira, 555, Granja Viana.
F: 4702-3555/ 4612-2339.

Horário:

De segunda à sexta:  Almoço – Das 12h00 às 15h00.

De terça à sexta: Jantar – 19h00 às 23h00.

Sábado: Almoço – 12h00 às 17h00 jantar – 19h00 às 24h00.

Domingo: somente almoço – 12h00 às 17h00.

Revista Eno Estilo




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.