Vinhos – Temas especiais

Inverno, tempo de vinhos tintos

vinho-tinto-antocianinas-660x495 Vinho tinto tem tudo a ver com o inverno

A temperatura abaixa e o apreciador de vinho pensa imediatamente que é um bom momento para saborear um vinho tinto. O vinho tinto é o vinho que deve ser servido a temperaturas mais altas, geralmente entre 15 a 18 graus Celsius. Portanto a boa notícia é que o vinho aqui no Brasil no inverno, na região sul e sudeste e em algumas cidades das demais regiões, já estará na temperatura correta de serviço, na temperatura ambiente que no inverno corresponde a esta faixa citada. Assim, não o tomaremos gelado, como no caso da cerveja que é uma péssima companheira em noites frias. 

Além do fator temperatura do vinho, um outro fator o torna especial nas noites frias, o seu teor de álcool, que gira em torno de 11°a 15,5º nos vinhos tintos, uma graduação que permite que a taça o acompanhe por um tempo maior do que no caso de um destilado que tem uma graduação muito mais alta. Pode-se dizer que o vinho auxilia no aquecimento corporal.

Convém lembrar, para os enófilos amadores, que o ideal é que o vinho seja sempre acompanhado de um copo de água, necessária para manter a hidratação e afastar os prejuízos do álcool, especialmente se for em  um longo papo entre amigos, onde não se pode perceber o tempo passando. Procure sempre consumir igual quantia de água enquanto estiver bebendo o vinho.

Lembre-se de que degustar é uma coisa, saborear e beber entre os amigos é outra, mas sua saúde é sempre a mesma, assim cuide dela. Divertir-se é maravilhoso, embebedar-se, não tem charme algum, é deselegância pura, quase entendiante nos tempos de hoje.

Mantenha o charme e usufrua das delícias de um bom vinho tinto neste inverno.

Camila H. Coletti

Várias sugestões de vinhos tintos aprovados pela equipe da revista Eno Estilo,
você encontra AQUI.

 

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana  e Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

Só os melhores vinhos da semana  Vinhos selecionados até 100 reais


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.