Vinhos – Temas especiais

As sete uvas do Champagne

As sete uvas do ChampagneVocê já deve ter lido em alguns locais, uma informação errônea sobre as uvas do champanhe. O cobiçado espumante francês da região de champanhe. 
É frequente encontrar que as uvas do  champanhe sejam as uvas  Pinot Noir, a Chardonnay e a Pinot Meunier. Esta informação está equivocada. Ele pode ser elaborado com estas três uvas, mas pode também ser elaborado com uma combinação dentre as uvas autorizadas na região.

Na verdade, a região de Champagne produz sete uvas autorizadas, para a elaboração deste precioso vinho espumante. Não importa se elas são utilizadas em quantidade minoritária, porém se algum produtor assim desejar pode incorporar uma ou até as quatro das uvas restantes, bem como combiná-las. Assim sendo, torna-se um erro afirmar genericamente que o champanhe seja elaborado com três uvas.  Ele pode ser elaborado em um “assemblage”(*) de até sete uvas.

As quatro uvas desconhecidas de alguns produtores de conteúdo  podem  fazer parte de qualquer prestigiado Champagne. Assim foi determinado e reconhecido pela “Appellation d’origine contrôlée Champagne (AOC Champagne)”.

As sete uvas do Champagne

As uvas do Champagne

A famosa Pinot Noir, uva tinta, que é também a grande estrela da Borgonha predomina na região de Champagne  com aproximadamente 38% dos vinhedos plantados. A menos conhecida aqui no Brasil, também uma uva tinta denominada Pinot Meunier ou apenas Meunier, que arrebanha uma área de cerca de 32% dos vinhedos, área superior à da famosa uva branca Chardonnay.

A uva branca Chardonnay, também estrela da Borgonha, uva responsável por preciosidades nas micro regiões da Borgonha, possui em Champagne uma área plantada de em torno de 30% do território.

Estas são as uvas são as rainhas do Champagne, mas não podem ser consideradas as únicas, seria como dizer que as uvas de Bordeaux são Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, sabemos bem que existem outras uvas autorizadas na região de Bordeaux pela AOC Bordeaux.

Falando das demais e aparentemente desconhecidas uvas do Champagne, que podem fazer parte do assemblage de uvas, temos quatro uvas de vinhos brancos. As uvas Pinot Gris e a Pinot Blanc presentes em diversas regiões da França. Ambas fornece vinhos brancos excepcionais especialmente na Alsace.
E finalizando as uva Arbane e a Petit Meslier, muito pouco conhecidas aqui no Brasil.

O champanhe é sem dúvida um dos vinhos que mais fascina a humanidade. E sempre será assim. É bom conhecer um pouco mais sobre ele, mas muito melhor ainda é ter uma garrafa gelando, sempre disponível para um momento qualquer. Não precisa ser dia de festa.

(*)veja o significado deste e de outros termos da enologia no glossário da revista Eno Estilo. Pode entrar por AQUI.

Gostaria de ler mais sobre o Champagne? Leia AQUI

Camila H. Coletti
Editora

b-300-revista-eno-estilo-1home-red.jpg

 

 

 

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana – Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet da revista Eno Estilo

d-vinho-da-semana-eno-estilo-15 d-ate-100-eno-estilo-tinto-5


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site.  Teremos prazer em receber seu CONTATO.
» » Vinho contém álcool, que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br 




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.