Vinhos – Temas especiais

*Vinho da semana 21* | Dois Portos de bom preço

Só os melhores vinhos da semana

Vinho da Semana | por Camila H. Coletti

 

Os Portos são vinhos muito solicitados em qualquer parte do mundo. Quem não curte bons Portos?
O problema é que infelizmente este estilo de vinho, não tem preço muito acessível. Existem alguns aqui no Brasil a preços inferiores, mas de péssima qualidade. Puro álcool, e muito desequilíbrio, servem apenas para a cozinha. E olhe lá.

O Porto é um vinho fortificado, vinho com a adição de álcool vínico e com teor de cerca de 20º de álcool. Para ficar atraente precisa de uma bela estrutura que comporte seu teor de álcool e dependendo do estilo, açúcar compatível com a estrutura.

Estes dias estive em uma degustação na Casa do Porto em São Paulo, à convite do Péricles. Ao finalizar a degustação de Grand Crus -apresentada à imprensa de vinhos- fui fechá-la com um vinho doce, hábito meu e ato do qual não abro mão. Me deparei com dois vinhos do Porto, um Tawny e um Ruby, ambos de gama de entrada do produtor. Degustei-os e a descoberta foi ótima. Não posso selecionar apenas um, pois os dois tem boa qualidade e oferecem boa dose de prazer. Teremos então dois vinhos da semana, dois Portos, para que cada um escolha o seu estilo preferido. Ambos tem o mesmo preço.

 Os vinhos do Porto indicados |

vinho-do-porto-tawny-santa-eufemiaPorto Wine Casa Santa Eufemia Tawny 

vinho-do-porto-ruby-santa-eufemia

 Porto Wine Casa Santa Eufemia Ruby

Os Portos são bem integrados o que gera a sensação de uma certa leveza no vinho. Assiná-lo que quando cito leveza, me referindo a um vinho do Porto, significa “na medida do possível”, pelo fato de estarmos falando de um vinho fortificado. Um vinho do Porto tem “leveza” quando o álcool está bem integrado e não temos aquela sensação de excesso de álcool, usual nos dos Portos básicos. Obviamente que não é um vinho leve, tendo em vista os cerca de 20º de álcool.

Vinhos do Porto com indicação de idade, acima de 20 anos, colheitas e vintages de boa safra e já alguns bons anos de existência, se de boa qualidade, não apresentam esta sensação desagradável do álcool, mas infelizmente são vinhos de preço muito alto. E o dia a dia pede vinhos possíveis. É o que busco nesta coluna de vinho da semana. Nela os vinhos não são os mais baratos e nem os mais caros.

Falando dos Portos

No Tawny, encontrei um bom teor de açúcar, aromas de frutas cristalizadas e nozes, no Ruby, também boa quantidade de açúcar, na medida exata do estilo do vinho, muita fruta vermelha madura somada a notas florais.

Ambos muito agradáveis alegres e convidativos.
Para relaxar em casa abrindo ou fechando a noite.

Dica: Se vai abrir com os amigos, abra o Ruby, pois ele se comporta como um vinho tinto comum depois de aberto, ou seja, retirando o ar, manterá o melhor de suas características, por no máximo 3 dias na geladeira.

Se vai abrir sozinho ou a dois, recomendo o Tawny, pois ele poderá conservar-se melhor na geladeira por até um mês.

 

Preço de ambos os Portos: R$ 135,00

Importadora: Casa do Porto
Produtor:
José Viseu Carvalho e Filhos | Pedro Carvalho

Quer conhecer melhor o que são vinhos do Porto? Leia AQUI

Em julho de 2016

b-300-revista-eno-estilo-1home-red.jpg

Veja a outros vinhos recomendados  
pela equipe da Revista Eno Estilo nas duas sessões abaixo:

Só os melhores vinhos da semana  Melhores vinhos até 60 reais


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista.
 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

© 2014 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle.
www.enoestilo.com.br

Todos os direitos reservados.




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.