Vinhos – Temas especiais

A personalidade do vinho | O que significa isto?

 

Vamos conhecer a personalidade do vinho?

vinhedo-660

O que significa a referência personalidade do vinho?

Podemos entender que todo produto tenha identidade. Isto é muito fácil de perceber. A primeira referencia é a identidade visual. Você entra em um supermercado, olha as prateleiras e de longe reconhece uma cerveja ou um determinado refrigerante.

Estes produtos tem identidade facilmente reconhecível. No caso dos menos famosos basta olhar o rótulo e encontrará nele informações, que determinam a identidade deste produto.

Podemos dizer então, que todo produto que passa por algum processo de fabricação ou elaboração, recebe uma identidade facilmente reconhecida.

uva-vinhedo-660

Mas como podemos falar em personalidade  do vinho?

Neste ponto você começará a perceber a importância de alguns temas. O vinho é um subproduto da uva. Passa por um processo de elaboração acompanhado, porém ao contrário de outros não segue uma “receita” específica.

O objetivo do vinho é que ele possa expressar, o que a uva captou da natureza durante o ano, em que ela produziu aquelas uvas para este determinado vinho.

Todo vinho fino tem referência à safra, que é determinada pelo ano da vindima (época da colheita quando as uvas estão prontas para a produção do vinho).

Neste ponto fica mais fácil entender o conceito de personalidade do vinho, pois ao contrário de um refrigerante que segue uma receita, o vinho tem objetivos diferenciados e segue a expressão da natureza. Claro que isto ocorre apenas com os bons produtores. Aqueles que respeitam a expressão da videira.

O vinho e a interferência negativa do homem

Em alguns vinhos básicos pode haver muita interferência do homem.  Mistura de uvas de diversas origens e interferência com aditivos, acidificantes,  chaptalização, no processo de elaboração do vinho, dentre outros, chegando até, à adição de açúcar de cana no vinho já elaborado. Isto destrói a personalidade do vinho e ele próprio. Cuidado com os vinhos aqui do Brasil chamados de “suaves” (são vinhos de mesa e não vinhos finos), estes tem adição de açúcar. Sabidamente isto também ocorre  com alguns espumantes italianos de preço mais acessível, que encontramos nos supermercados do Brasil.

Um vinho fino de qualidade mínima, vai expressar o ano agrícola da videira. Este é um  item de “terroir” importantíssimo, o maior peso na construção da expressão da natureza no vinho e da sua personalidade.

Um produtor sério permite isto e trabalha neste sentido. É claro que dá mais trabalho, mas impregna o vinho de personalidade e o torna precioso. Os demais produtores deveriam produzir licores ou refrigerantes.  Um vinho sem personalidade é praticamente isto e deveria ter preço equivalente, mas não tem. 

O vinho precisa ter personalidade ou ele estará descaracterizado. No ano anterior ou no posterior será outro vinho com outra personalidade e pode ser muito diferente da outra safra.  Isto explica o fato de alguns vinhos -dentre os vinhos de alta gama-  de determinadas safras, se destacarem e chegarem a preços inimagináveis.

A personalidade de um vinho é um diferencial importantíssimo. Determina a qualidade do vinho e a seriedade do produtor deste vinho.

por Camila H. Coletti
 
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence | CIVP

 b-300-revista-eno-estilo-1home-red_thumb.jpg

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana  e Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

Só os melhores vinhos da semana  Vinhos selecionados até 100 reais


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.