Vinhos – Temas especiais

*Vinho da semana 23* | Um vinho da Alsace

Só os melhores vinhos da semana

Vinho da Semana | por Camila H. Coletti

Gewurztraminer | Quem aprecia vinhos há algum tempo, sabe que a Alsace (Alsácia no português) é berço de vinhos especiais. No sábado passado, eu tive a oportunidade de visitar um local novo na Vila Madalena, o Jardim dos Vinhos Vivos. Lá conheci um Gewurztraminer da Alsace e selecionei-o para a minha coluna “Vinho da Semana“, onde estão alguns dos vinhos que apreciei especialmente e que considero confortáveis para ter na adega.

Cada um deles representa uma experiência diferenciada e tem destaque na minha coleção de lembranças vínicas.  

Vamos conhecê-lo? vinho-da-alsace-2015

Gewurztraminer (Vin D’Alsace) – 2015 – Jean Ginglinger – Domaine Ginglinger

Um vinho de um produtor orgânico, que migra para a biodinâmica. Lembrando, os vinhos orgânicos são oriundos de vinhedos nos quais são utilizados, para os tratos com a videira,  apenas produtos orgânicos. Não se utiliza defensivos agrícolas ou adubos químicos. Os vinhos Biodinâmicos tal como os orgânicos não utilizam produtos químicos nos vinhedos e indo muito além, passam por uma condução dentro dos princípios da filosofia biodinâmica. Na biodinâmica, para um primeiro contato pode-se dizer simploriamente, que o que norteia os tratos com a videira são, a energia da videira e a integração com o universo. Na biodinâmica são consideradas as fases da lua e macerados de ervas são utilizados no processo de reequilíbrio energético. Algo muito complexo e muito mais ainda, interessante.

Quando a Biodinâmica é conduzida por pessoas criteriosas e com conhecimento profundo de seus preceitos, pode oferecer vinhos fantásticos.

Falando do vinho da semana, o Gewurztraminer da Domaine Ginglinger

O vinho é certificado como orgânico, e o produtor nomeia seus vinhos pelo nome da uva. O nome deste é simplesmente Gewurztraminer.

Seguindo pelos aromas deste vinho, eu diria que já tem um pé na biodinâmica, acredito que o produtor esteja fazendo a migração do vinhedo, que leva anos para ser concluída. Sabemos que a Gewurztraminer é aromática, mas este vinho tem uma gama bastante ampla de aromas, passa pelos esperados, como rosas perfumadíssimas e pelas lichias maduras e segue em aromas próprios, que lembram flores de laranjeiras, notas cítricas, peras e nuances de ervas que não pude reconhecer.

Mais tempo com a taça teria me permitido uma descrição mais completa do vinho. A degustação foi informal apenas de apresentação de alguns vinhos e assim, um atrás do outro na mesma taça.

Na boca o vinho abre macio, bem seco surpreendendo com uma bela acidez, que fez com que eu não percebesse em boca, o teor de álcool dele. No contra rótulo está descrito 14,3°. O álcool está absolutamente integrado com a acidez, que me chama atenção, sendo que não é um atributo desta uva uma acidez deste porte.

Um belo vinho da uva Gewurztraminer. Intenso, bom corpo, sedutor nos aromas e fresco em boca, conjunto exótico que combina a doçura nos aromas com a acidez em boca. Apreciei muito. O produtor está de parabéns pela expressão deste vinho.

Informações gerais |

Preço do vinho: R$ 182,00

Importadora: Garrafa Livre

Além de na importadora, o vinho poderá ser encontrado também na Vila Madalena – SP, local onde degustei-o:

Jardim dos Vinhos Vivos |
Rua Harmonia, 239, Vila Madalena, São Paulo

Produtor: Jean Ginglinger – Domaine Ginglinger

 

Em fevereiro de 2017

b-300-revista-eno-estilo-1home-red.jpg

Veja a outros vinhos recomendados  
pela equipe da Revista Eno Estilo nas duas sessões abaixo:

Só os melhores vinhos da semana  Melhores vinhos até 60 reais


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista.
 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

© 2014 – 2017 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle.
www.enoestilo.com.br

Todos os direitos reservados.




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.