Vinhos – Temas especiais

Franciacorta da Ca’ del Bosco, borbulhas com personalidade

por Camila H. Coletti

Cativante desde o visual, um Franciacorta da Ca’ del Bosco explode em estrelas e emoções.

Conheça um pouco deste universo.

O maior nome em franciacortas, Maurízio Zanella presidente da italiana Ca’ del Bosco esteve no Brasil e apresentou algumas de suas preciosidades à sommeliers e jornalistas de vinho.

Os franciacortas que são espumantes da região de Franciacorta, a exemplo dos champagnes, são os únicos espumantes do mundo, a poderem ostentar o nome da região onde nascem. Elaborados somente pelo método tradicional, com a segunda fermentação dentro da garrafa -a que incorpora as borbulhas- contam com uma produção bastante reduzida. Maurício Zanella trouxe dados atualizados de 2016. Neste ano, foram elaborados cerca de 18,5 milhões de litros. Menos do que é elaborado por um único produtor de Champagne.

Na apresentação feita por Maurício Zanella, dois franciacortas foram degustados, o Franciacorta Cuvé Prestige (vídeo acima) e o Franciacorta Cuvée Prestige Rosé. Ambos franciacortas foram elaborados com uma presença mais intensa de chardonnay, maturação longa com as “lias” (borras) e com a adição de vinhos reservas das melhores safras que foram maturados por muitos anos.

Franciacorta Cuvée Prestige Ca’ del Bosco |

Um corte de Chardonnay (55%), Pinot Bianco (20%) e Pinot Nero (25%). Foi maturado 28 meses “sur lie” (com as leveduras, borras). Apresenta perlage espetacular, ativa e persistente conforme podem observar no vídeo da taça acima. Em boca simplesmente fascinante, colchão macio, cheio e intenso. Másculo, intenso e vigoroso este franciacorta expressa-se com virilidade, estrutura e personalidade marcante. 

Franciacorta Cuvée Prestige Rosé Ca’ del Bosco |

Um corte de Pinot Noir (35%), Chardonnay (50%) e Pinot Bianco (15%) com uma produção bastante limitada. Envolvente,  este franciacorta exibe uma expressão aveludada, uma cativação capaz de seduzir a todos os estilos de apreciadores de grandes espumantes. 

A Ca’ del Bosco em respeito à natureza e à terra que lhe oferece, um dos maiores e mais conceituados produtos da região, optou segundo Zanella, em  migrar sua produção para biológica. A escolha foi elaborada de forma a preservar a terra e seus microorganismos. Maurício Zanella é claro em assinalar que a opção não foi feita devido a que tal tipo de trato com os vinhedos oferecessem um resultado melhor e sim como um investimento na preservação do meio ambiente e terroir local.

Situe-se na região de Franciacorta AQUI.
A linha da Ca ‘ del Bosco chega ao Brasil pela importadora Mistral.

Camila H. Coletti
Editora | Escritora | Sommelière ABS-SP – ASI
Master Level Provence – CIP
Contato

Quer encontrar um evento para os próximos dias? Veja diversas opções AQUI.

Quer saber das novidades no mundo do vinho? Veja AQUI.

Gostaria de escolher um bom vinho? Escolha AQUI

Venha conosco nesta aventura.

b-300-revista-eno-estilo-1home-red.jpg

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Está organizando uma Viagem enogastronômica?

Conheça nossa área de mapas no tema vinhos e gastronomia

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

link-area-mapas-revista-eno-estilo-2

ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site.  Indicações de links são bem-vindas. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

© 2014 – 2017 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle.
www.enoestilo.com.br

Todos os direitos reservados.




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.