Vinhos – Temas especiais

Champagnes e vinhos da Provence, paixões mundiais

rose-provence-2-revista-eno-estilo

Os sabores da França trazem a magia de encantar os sentidos.

Dos borbulhantes e festivos champagnes elaborados pelo método champenoise, aos singelos rosés da Provence, há sempre muito prazer envolvido. Imaginem um momento regado por ambos. Assim foi o almoço que aconteceu no Tartar & Co oferecido pela Chez France a alguns poucos convidados da mídia brasileira, especializada em vinhos.

Representando a casa de champagnes esteve presente Julien Breuzon, Diretor de Exportação da Maison Vollereraux. Provence foi representada por Jacqueline Guichot, a proprietária do Domaine de Saint Ser, que vindo pela primeira vez ao Brasil falou um pouco sobre sua paixão pelo mundo do vinho, que a fez deixar Paris e tornar-se produtora na belíssima Provence.

jacqueline-guichot-julien-breuzon-revista-eno-estilo

Os Champagnes Vollereaux já são conhecidos no Brasil, importadas pela Chez France possuem um ótimo custo benefício e aconselho que acompanhem no site da importadora, para aproveitar os descontos que acontecem ao longo do ano.

Champagnes apresentados no almoço

Vollereaux Blanc de Blancs Brut | Frutado de início, com uma certa mineralidade a seguir. Ataque macio e acidez intensa. Boa perlage.

Vollereaux Brut Réserve | Frutado e herbal com presença de traços de panificação. Ataque revelando acidez imediata. Boa perlage.

Vollereaux Rosé de Saignée Brut | Aromático, com morangos silvestres, notas de doces de confeitaria e fundo de brioches. Ataque com bela acidez, bom colchão em boca e retro de maças maduras. Perlage insistente.  

E a esperada surpresa da mala do representante da casa, que causou emoção adicional. Julien ousou e trouxe um surpreendente Colletion Vintage Vollereaux de 1982.
Sobre ele vocês lerão em breve na área de vinhos analisados da revista Eno Estilo. 

champagne-vollereaux-1982

Vinhos da Provence

Os rosés da Provence são conhecidos por levar a magia provençal ao mundo, falar sobre eles é como mergulhar na lembrança de bons momentos. Mas a Provence tem muito mais do que rosés deliciosos. Lembro-me de quando iniciava meus estudos formais e me recomendavam, que conhecesse os rosés da Provence. Me apaixonei na primeira taça. Quando mais tarde, em 2010, eu obtive minha graduação como mestre em vinhos da Provence (Master Level Provence), conheci na formação algumas variedades de vinhos tintos da Provence. Na ocasião, juntamente com outros  11 ousados alunos, os únicos aprovados, em uma turma de mais de 60 participantes, eu me apaixonei também pelos outros vinhos da região. Os brancos são muito bons, mas revelo meu encantamento pela exoticidade dos tintos. É como se houvesse algo de místico neles, seus aromas e sabores remetem ao oriente.

Neste almoço eu conheci alguns dos vinhos do Domaine de Saint-Ser, sob a condução apaixonada de Jacqueline Guichot. Os vinhos são elaborados segundo a cultura biodinâmica. 

Dentre os rosés do Domaine de Saint-Ser, três vinhos alegres, macios e frutados, que retratam um pouco dos clima e encantamento proporcionado pelos rosés da Provence: Cuvée de L’Ermite, Cuvée Prestige, Cuvée de L’Oratoire.

O destaque para o tinto Les Haut de Saint-Ser, um vinho elaborado com a uva Cabernet Sauvignon. Um característico sedutor ao estilo da Provence. Apresenta traços aromáticos de ameixas maduras, notas de cedro, leve alcaçuz e madeira, ataque macio revelando a seguir estrutura e vigor, com ótimo equilíbrio, entre acidez e álcool. Vinho muito saboroso!
Onde encontrá-los| http://loja.chezfrance.com.br

por Camila H. Coletti
 
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence | CIVP
07-novembro-2016

 b-300-revista-eno-estilo-1home-red_thumb.jpg

 

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana  e Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

Só os melhores vinhos da semana  Vinhos selecionados até 100 reais


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.