Espaço Gourmet

Como fazer arroz soltinho e bem gostoso

Aprenda como fazer um arroz soltinho

Não tem coisa pior do que arroz empapado ou boiando no óleo. Apesar de ser um prato corriqueiro muita gente ainda não sabe como fazê-lo, até em restaurantes encontramos o arroz grudento ou oleoso, o que é desastroso.
Aqui vai o passo a passo de como fazer arroz, com dicas bem explicadas, tornando o entendimento bem fácil para os iniciantes na cozinha.

Como fazer arroz

Receita básica de arroz branco do tipo agulhinha

Regra número 1: Observe se o pacote de arroz informa que o arroz já é pré-lavado, neste caso, ele já estará pronto para cozinhar. Não precisa lavar.  Caso não seja pré-lavado lave-o muito bem em água corrente, para tirar todo o amido contido entre os grãos que podem causar o empapamento do arroz.

Regra número 2: Para cada medida de arroz use 2 medidas iguais de água.

Regra número 3: Os temperos,  estes podem ser a gosto, o mais usual no Brasil é a cebola picadinha miúda. Pode-se usar também alho espremido, só um deles ou os dois juntos. Há quem goste de colocar uns pedacinhos de tomate picado, para ficar mais colorido o visual do prato.

Preparado clássico do arroz, temperado com cebola

arroz-brancoPara 2 xícaras de arroz branco agulhinha

4 xícaras de água

1 colher de sopa de óleo ou azeite ou ainda, uma colher rasa de margarina vegetal

1/2 cebola batidinha ou picada com 0,5 cm.

Sal a gosto, em torno de 1 colher de chá de sal

Como preparar:

Ferva a água e deixe-a aguardando. Coloque o óleo na panela na qual fará o arroz, aqueça-o e frite nele a cebola sem deixar ficar escura. Acrescente o arroz mexa e em seguida coloque a água fervente e o sal. Assim que levantar fervura abaixe o fogo e mexa no máximo 2 vezes e rapidamente. Não fique revirando o arroz pois ele se transformará em papa. Esse é um erro clássico. Quando estiver secando, quase seco, teste o cozimento, experimentando alguns grãos, se achar necessário, acrescente mais um pouquinho da água,  vá acrescentando aos poucos 2 ou 3 colheres de água.  As diferenças entre as temperaturas do fogão irão influir no tempo de cozimento.

Serve 4 a 5 pessoas. Não contém glúten.

Variações no preparo do arroz branco

Pode-se substituir o óleo por margarina vegetal, esta substituição é possível mas cuidado para não queimá-la ao fritar a cebola, que seja um procedimento rápido.

Há quem prefira retirar a fase da fritura.

Neste caso coloque a água para ferver e acrescente a cebola e o sal, quando levantar fervura acrescente o arroz. Fica menos soltinho, mas não fica empapado.
É preferido por quem se preocupa com os prejuízos da fritura do óleo (transformações pela alta temperatura da fritura) no dia a dia. Ninguém que consuma arroz pelo método tradicional, com a fritura do óleo pode dizer que retirou a fritura da alimentação, afinal ela está lá no arroz de todos os dias. Pense nisto.

Agora é só selecionar o seu método e escolher dentre os temperos citados. Depois crie suas variações. Não é um arroz com nutrientes mas oferece energia para o dia a dia. Se pretende emagrecer ou está em busca de uma alimentação mais equilibrada e consome arroz no dia a dia, prefira o integral, que tem menos calorias e mais fibras e vitaminas. Neste caso  deixe o arroz branco, para pratos onde ele é insubstituível, como o caso da nossa famosa feijoada, que pede um arroz bem branquinho.

Em se tratando de harmonização com vinho,  o arroz é um acompanhamento e serão os demais pratos que definirão o vinho para a refeição.

Bem básico e simples, agora você já sabe como fazer arroz, de forma a que ele fique saboroso, apetitoso, soltinho e tipicamente brasileiro.

Bom apetite!

d-arroz-integral-vermelho-preto-660

Vamos variar? Selecionamos 13 tipos de arrozes para você escolher. Veja AQUI

Conheça outras matérias de nosso Espaço Gourmet

Selecione uma matéria de destaque ou visite um de nossos 5 canais

Dicas da revista Eno Estilo: Como fazer arroz branco

A redação
Contato

Revista Eno Estilo – Revista de vinhos e lifestyle

Revista Eno Estilo | Revista de vinhos e lifestyle





teste-azeite-320-320




b-320-revista-eno-estilo-1cn4

Novidades
Destaques



© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.