Espaço Gourmet

Linhaça um super alimento funcional

linhaça-660

Linhaça |

Semente que conta uma história com mais de 5000 anos.

A linhaça tem sua origem associada à região da Mesopotâmia. Nos tempos modernos, começou seu destaque na produção de tecidos. O linho é elaborado de seu caule. Pelo que contam os historiadores, a túnica de Cristo era elaborada com linho. Outra curiosidade é a de que na idade média a linhaça chegou a ser utilizada como amuleto, pois acreditavam que carregar um pequeno patuá elaborado comas sementes trouxesse proteção contra a feitiçaria. 

No século XXI em que nos voltamos para uma alimentação mais do que balanceada e saudável, e sim uma alimentação rica em alimentos funcionais, a linhaça passa a ter grande destaque.

Linhaça e alimentos funcionais

Por alimentos funcionais entendemos aqueles, que além de saudáveis tem funções benéficas. Ajudar na correção de alguma dificuldade do organismo. Como exemplo  podemos citar que a linhaça ajuda e muito, na redução do mau colesterol.

A antiga sementinha que já cobriu o corpo de Cristo, hoje passa a ser aliada dos nutricionistas e aprovada pelo médicos no tratamento de diversas doenças.

Existem dois tipos de linhaças. A marrom cultivada em regiões de clima úmido e quente, como o Brasil.  A dourada cultivada em regiões frias como o Canadá e o norte dos Estados Unidos. A grande diferença parece não ser em sua constituição, mas na utilização indiscriminada que fazem de agrotóxicos no cultivo da marrom.

Os poderes da linhaça como alimento funcional são atribuídos ao seu óleo, rico em ácido alfa linolênico, ao alto teor de lignanas e às fibras alimentares.

por Camila H. Coletti

Propriedades atribuídas à linhaça. Leia AQUI.

b-300-revista-eno-estilo-1home-red.jpg 

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Feiras Internacionais de Vinhos 2016

Vinho da Semana – Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  feiras-de-vinhos-internacionais-2016

d-vinho-da-semana-eno-estilo-15 d-ate-100-eno-estilo-tinto-5


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br 





teste-azeite-320-320




b-320-revista-eno-estilo-1cn4

Novidades
Destaques



© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.