Espaço Gourmet

Queijo Cottage | Que tal elaborar seu próprio queijo facilmente?

Queijo Cottage vai com tudo |

cottage-frutas

Sempre curti a cozinha autossuficiente. Na verdade me dei conta disto recentemente. Gosto da impressão de que em uma fazenda, com os produtos locais, se poderia ter quase tudo a que nós da cidade grande estamos acostumados, e com fartura de saúde. Nestas minhas buscas, acabei aprendendo a fazer queijo Cottage, de maneira muito simples e com o que temos em casa, ou encontramos em qualquer mercado.

O queijo Cottage é leve e de baixa caloria, ideal para quem quer fazer um lanchinho rápido ou para incorporar ao regime, cortando ou reduzindo bem, os demais queijos. Boa medida para quem tem que controlar o colesterol.

Como preparar o  Queijo Cottage

Para preparar de 150 a 200 gramas de Queijo Cottage

Você precisará de:

  • 1 litro de leite desnatado ou semidesnatado
  • 4 a 5 colheres de sopa de vinagre de maçã (não deve ser outro) ou se pode fazer também com suco de limão espremido na hora e passado por coador.
  • 1/2 colher se café de sal

Modo de preparo

Em uma panela de inox, de vidro temperado ou com revestimento em porcelana, coloque o leite para ferver. Quando levantar fervura, deixe por 2 ou 3 minutos e desligue. Adicione o vinagre vagarosamente vertendo por toda a panela, sem mexer.

como-fazer-cottage

Espere que descanse por uns 10 minutos. Observe que haverá uma separação do soro amarelado  na superfície, ficando a massa do queijo  abaixo dele. Caso não esteja assim, coloque mais umas duas colheres de vinagre. Isto dependerá do tipo de leite utilizado. Aguarde mais 10 minutos e depois cuidadosamente dê uma leve mexida com uma colher, sem agitar demais, para não quebrar os grumos que se formam.

Pegue uma peneira bem fina, e com cuidado, vagarosamente vá virando o esta massa para separar o soro. Coloque a peneira com a massa sobre uma travessa e deixe por umas 3 horas coberto por um pano higienizado. Eu prefiro deixar na geladeira.

Após este período, basta colocar a massa em um recipiente de vidro, adicionar o sal da receita e estará pronto. Alguns incorporam iogurte, mas não tem qualquer necessidade. Acho que fica melhor sem ele, pois com o iogurte fica mais azedo e parecido com a coalhada, neste caso é melhor fazer a coalhada direto. 

Onde posso utilizar o queijo Cottage?

Neste ponto dá para usar a criatividade e temperar a gosto. As minhas sugestões são adicionar orégano e tomate desidratado picado. Como a massa fica bem suave, você poderá ousar com qualquer tipo de tempero. Com páprica e uma pitadinha de pimenta, com azeitoras picadas e um pouco de azeite. Enfim faça como quiser e sirva com torradas, bolachinhas ou cenouras fatiadas. Se acompanhado com frutas secas e oleaginosas fica melhor ainda.

Com esta base do Queijo Cottage, você inventa mil coisas, de recheios de tortas à “amuses bouches”. E tudo muito mais saudável. Chega de pastas com creme de leite ou maionese. Socorro… Vamos melhorar nossa saúde como um todo?

Para finalizar, uma bela taça de vinho. Ficará perfeito com espumante ou com um vinho branco geladinho. 

Como é caseiro, melhor consumir em no máximo até 3 dias. 

por Camila H. Coletti
 
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence | CIVP

 b-300-revista-eno-estilo-1home-red_thumb.jpg

 

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana  e Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

Só os melhores vinhos da semana  Vinhos selecionados até 100 reais


 





teste-azeite-320-320




b-320-revista-eno-estilo-1cn4

Novidades
Destaques



© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.