Espaço Gourmet

Açafrão, o ouro vermelho de Quercy

acafrao-quercy-france-revista-enoestilo

acafrao-3-revista-enoestiloCom referências dele no Quercy, França desde o século XIII, o “Crocus Sativus Linnaeus”, mais conhecido como açafrão,  de origem asiática, vem sendo cultivado na região do Quercy, onde se adaptou muito bem e tem oferecido à gastronomia requintada mundial, a colheita de um dos melhores açafrões do mundo. A bucólica região medieval do Quercy, em sua maior parte tombada como patrimônio histórico, é  também, conhecida pelas espetaculares trufas negras. Quercy  situa-se nos departamentos de “Lot” e “Tarn et Garone” na região de Midi-Pyrénées, nas proximidades de uma local conhecido de enófilos dedicados: Cahors, terra de vinhos da  nativa uva da região, a Malbec e não muito distante da famosa e preciosa Bordeaux, com seus vinhos no atraente corte bordalês.

O “Safran du Quercy” é de cultivo delicado dependendo muito de cuidados e da ação do homem, uma área de seu cultivo é conhecida na região como Safranière. Cada flor de açafrão possui três preciosos pistilos, que são a parte da planta utilizada como especiaria em criações culinárias do mundo todo. Suas frágeis flores são colhidas no amanhecer entre os meses de outubro e novembro e delas são retirados manualmente, os 3 filamentos filamentos vermelhos que serão colocados para secar.

safran-quercy2-revista-enoestiloUm campo com cerca de  200.000 flores será necessário, para que seus pistilos integralizem 1 quilo da especiaria mais cara do mundo, que na França  pode chegar a até, cerca de 30.000 euros. Considerado um produto de terroir, o “Safran du Quercy” possui IGP, indicação de origem protegida e se caracteriza pela cor vermelha intensa, sem qualquer resto vegetal, sendo 100% puro de classificação 1, destacando-se em cor, pureza e especial qualidade de aromas, sendo considerado na França e em todo mundo,  como um produto diferenciado, requintado, de qualidade impar.

Como obter o melhor do Açafrão de Quercy

acafrao-2-revista-enoestilo

Na região, recomenda-se que o açafrão seja colocado em infusão da seguinte maneira: Coloque um pouco de água até ebulição, desligue o fogo e então coloque nela o açafrão, deixando descansar por um mínimo de 4 horas e o ideal de 24 horas.

Importante: Somente  coloque a preparação “safranée”, quando seu prato estiver nos 10 minutos finais,  para que seja desenvolvido todo o potencial e riqueza dos aromas possíveis do açafrão do  terroir de Quercy.

acafrao-revista-enoestilo

DICA: 1 grama de Açafrão de Quercy tem o poder de colorir e perfumar cerca de 60 pratos.
Para 6 pessoas utilize 0,1 gramas de açafrão.

Aqui no Brasil é popularmente utilizado a Cúrcuma, que é conhecida com o nome de Açafrão da Terra, pelo seu poder colorífico. Comercializada em pó, a cúrcuma é um rizoma, da família dos ginsengs e não tem qualquer ligação com o verdadeiro açafrão, nem suas propriedades.

  Leia mais sobre a região da França onde localiza-se Quercy:

Viagem à região do Roquefort, das trufas e do açafrão

 

por Camila H. Coletti





teste-azeite-320-320




b-320-revista-eno-estilo-1cn4

Novidades
Destaques



© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.