Vinhos – Dicas e novidades

O Beaujolais Nouveau 2016 chegou abrindo uma safra que promete.

Beaujolais Nouveau |
beaujolais-nouveaux-2

Beaujolais Nouveau anuncia a safra francesa de 2016

Com a frase “ le beaujolais nouveau est arrivé” todos os anos, na terceira quinta de novembro, comemora-se a o primeiro vinho engarrafado na região de Beaujolais, vinho que anuncia a safra francesa. A uva Gamay é precoce, o vinho Beaujolais Nouveau é elaborado com maceração curta e assim tudo fica pronto logo após a colheita. A festa acontece na França e já espalhou-se por 190 países.

Já pensaram na responsabilidade deste vinho, o precursor da safra francesa do ano? Mas idéia é festa e comemoração.

O Brasil não fica de fora e nesta data ele já está disponível para compra. Este ano esgotou muito rápido na importadora, ficando disponível nas lojas e restaurantes do país. Coloquei a lista para os leitores poderem baixar diretamente da revista.

O vinho Beaujolais Nouveau, via de regra é alegre, suculento e cheio de charme. Descompromissado, tem a leveza que deve ter um papo entre amigos, ou um momento de descontração. Porém de ano a ano ele pode guardar surpresas, depende da safra e de um bom produtor, que possa captá-las.

beaujolais-nouveaux-1

Este ano eu festejei com o mundo. Saboreei o Beaujolais Villages Nouveau do Joseph Drohin exatamente no seu dia e confesso minha surpresa com o vinho. Em vários anos tive a oportunidade de degustar o nouveau, mas neste encontrei uma estrutura inesperada. Embora estejamos falando de um vinho nouveau da AOP Beaujolais Villages e não da AOP Beaujolais, ainda assim estamos diante de um vinho com tempo curto de maceração, ou seja, de contato das cascas com o suco, que após a fermentação será transformado em vinho. No caso deste vinho, segundo as informações, contidas no site do produtor, um tanto imprecisas, a maceração foi de 4 a 10 dias  e a elaboração foi nos moldes tradicionais,  com os cachos de uvas inteiros.

Minhas impressões sobre o vinho 

O vinho tem bela tonalidade violácea e intensidade média/baixa. Abre com notas de chicletes de tutti-truti e cerejas maduras. Ao colocá-lo na boca, imediatamente revela-se saboroso, cativante, com leves traços que sugerem doçura. O vinho não é doce, é seco. Em boca abre com boa acidez e taninos que surpreendem, com consistente presença.
Vinho muito empolgante, que ignora a sugestão de que um vinho Beaujolais nouveau seja sempre levíssimo. Gostei muito. É puro prazer e alegria, fantástico para quem se inicia neste universo e também para enófilos experientes, que sabem portanto, que cada vinho será comparado dentro do seu estilo. Certamente Irão notar a excepcionalidade deste vinho.

Muitos se surpreenderão, com a personalidade deste jovem e consistente vinho Beaujolais Villages Nouveau. Faz pensar no que serão os futuros Crus de Beaujolais 2016 a serem lançados nos próximos anos. Caso nunca tenha ouvido falar dos Crus de Beaujolais, pode ler uma matéria sobre toda a região de Beaujolais AQUI.

Procure degustar o Beaujolais nouveau nos próximos 3 meses. Quanto à harmonização, não será problema para este vinho, ele vai bem com a maioria dos pratos mais leves de verão, época perfeita para degustá-lo mais geladinho, como cabe ao clima brasileiro, nesta época.

Importado pela Mistral | www.mistral.com.br

Peguei a lista com os endereços de onde encontrar o Beaujolais Nouveau 2016 em diversas cidades. Contém lojas e restaurantes e poderá ser baixada AQUI

Santé!!! Que a safra de 2016 -apesar dos percalços, e talvez até por causa deles-  nos permita saborear muitos sabores excepcionais de toda a França.

por Camila H. Coletti
 
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence | CIVP

 b-300-revista-eno-estilo-1home-red_thumb.jpg

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana  e Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

Só os melhores vinhos da semana  Vinhos selecionados até 100 reais


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.