Vinhos – Dicas e novidades

Você conhece as vantagens de uma bag-in-box de vinho?

bag-in-box-vinho-revista-eno-estilo-660-1

Poucas pessoas já utilizaram ou viram uma bag-in-box de vinho, aqui no Brasil não é algo corriqueiro, não sendo tarefa fácil encontra-lo. 

Conhecendo uma bag-in-box de vinho

Como o nome diz, trata-se de uma bolsa fechada de plástico especial, na qual é adaptada uma pequena torneira que funciona sob pressão.

Esta bolsa é acomodada dentro de uma caixa, onde existe um orifício para que a torneira seja encaixada.  Hoje existem diversos modelos de embalagem final: caixas redondas, quadradas, retangulares e até sacolas e bolsas.

Conforme o vinho vai sendo retirado o saco vai murchando, pois não permite a entrada de ar o que evita a oxidação rápida do vinho, motivo pelo qual ele vai se alterando com o passar das horas.

Experimente deixar um vinho por algumas horas em uma taça e perceba as alterações nos aromas e sabores.bag-in-box-vinho-revista-eno-estilo-660-3Vantagens de ter uma ou várias bag-in-box de vinho em casa

  1. Durabilidade do vinho: Conforme citado acima, evitar que o vinho estrague em poucos  dias. Geralmente os produtores assinalam 30 dias de conservação do produto na bag-in-box.
  2. A possibilidade de tomar apenas uma taça quando quiser.
  3. Praticidade: A bag-in-box de vinho pode ser colocada dentro da geladeira e podemos nos servir sem precisar tirá-la de lá.  É muito prática para usar em festas ou eventos.
  4. Diversidade: Quem curte uma harmonização, já sentiu falta de ter um segundo ou terceiro vinho à disposição para o prato que acabou de elaborar. Não dá para acompanhar um peixe com Cabernet Sauvignon. Mas você pode servir uma taça de vinho branco que está no outro bag-in-box. Não é uma boa?
  5. O vinho no seu dia a dia, que além de te trazer prazer, incorpora saúde ao seu organismo. Várias pesquisas apontam que o consumo moderado de vinho ou seja, uma taça diariamente, faz bem à saúde. Definindo o conceito de uma taça, poderíamos pensar em algo como de 150 a 200ml de vinho por dia
  6. Economia: Reduz o custo do vinho. Uma bag-in-box de 3 litros equivale a 4 garrafas de vinho.

A bag-in-box de vinho costuma aqui no Brasil ter 2 volumes básicos, 3 litros e 5 litros.

Quais os tipos de vinhos se pode encontrar numa bag-in-box?

Bag-in-Box-wine-BarUma observação importante:
Os vinhos embalados em bag-in-box são geralmente, vinhos de uma gama mais simples e a um custo mais acessível. O que não significa que não tenham boa qualidade, dentro da gama a qual pertencem. Observar a gama a qual um vinho pertence é um dado muito importante no mundo vinho. Cada estilo de vinho,  só deve ser comparado com outros do mesmo estilo e gama. Por isto a análise de um vinho é tema para especialistas, que se assim o forem, não correrão o risco de cometer equívocos leigos,  comparando um vinho simples, com um vinho TOP de linha, que já foi elaborado com uvas e condições especiais, para que se pudesse ter o máximo de qualidade possível, a é claro,  um custo bem mais elevado.

Cada coisa em seu lugar. Existe o vinho de mais qualidade e o de menos qualidade, em qualquer estilo e gama de vinho. Sempre existirão os vinho destaques dentro de uma categoria.

(Ao lado uma mini geladeira especial para bag-in-box utilizada no serviço de vinho em restaurantes e bares)

Partindo deste cenário, estes vinhos são perfeitos para o dia a dia. Nada como chegar em casa em um dia de calor e encontrar aquele Chardonnay ou um Moscato geladinho te esperando. Basta abrir a geladeira pegar um queijo, o vinho acrescentar, o pão e algumas frutas. Estará montada sua refeição rápida.

Se o dia estiver mais frio, que tal pensar em sopa rápida ou um lanche, com aquele tinto que você serve  da bag-in-box? Será apenas  servir-se da bag-in-box que está na geladeira e enquanto prepara algo, o vinho atingirá  a temperatura adequada, perdendo um pouco do gelado. Perfeito e prático, não acha?

Com o objetivo de abrir mais uma opção ao apreciador de vinhos, que pretende ser consumidor daquela tacinha diária de vinhos, a equipe da  revista Eno Estilo irá degustar alguns dos vinhos em bag-in-box que estão disponíveis no mercado brasileiro e passar todas as informações aos leitores.

Cada vinho aprovado terá uma matéria que consistirá da abertura com a degustação com as  impressões sobre o vinho no estilo e a durabilidade após 15 dias da abertura.

Veja todas as matérias sobre bag-in-box de vinho e o resultado das que foram testadas.

(Imagens meramente ilustrativas)

por Camila H. Coletti
Editora
Sobre a editora

Revista Eno Estilo – Revista de vinhos e lifestyle

b-300-revista-eno-estilo-1home-red.jpg




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.