O ano de 2014 abriu novos interesses sobre os vinhos do Brasil pelo mundo
Houve um aumento significativo nas exportações de vinhos brasileiros engarrafados de 76,5% em “valor” comparado ao ano de 2013.
As vinícolas brasileiras exportaram 2.652.688 litros de vinhos finos e espumantes que perfazendo USD 9.525.471,00, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, divulgados pelo sistema ALICEWeb que utiliza dados obtidos no SISCOMEX – Sistema Integrado de Comercio Exterior
O Reino Unido foi o maior comprador em valor, tendo tido um aumento significativo de 406,5% e o vinho brasileiro já aparece nas prateleiras de grandes redes como o Marks & Spencer, Waitrose e Tesco.
Com esforços amplos em diversos setores ligados ao vinho do Brasil, se unem para que haja cada vez mais reconhecimento no exterior: “Wines of Brazil”, IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho e a APEX-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
A participação do Wines of Brazil já pela 11ª vez no ProWein em Düsseldorf – Alemanha que acontecerá em março (veja no calendário de feiras da revista Eno Estilo), tem ajudado muito a ampliar a visibilidade dos vinhos do Brasil, segundo Roberta Baggio Pedreira, gerente do projeto setorial Wines of Brazil.
Do projeto Wines of Brazil participam 31 vinícolas.
Os 20 países que mais compram vinhos do Brasil
pela ordem de “valor em USD
A redação
02/10/2015
Revista Eno Estilo – Revista de vinhos e lifestyle