Vinhos – Temas especiais

Champagne Veuve Clicquot Rich | Descobrindo e ampliando prazeres

veuve-clicquot-rich-revista-eno-estilo-01

veuve-richDe uma das casas de champagne mais inovadoras surge uma nova opção que revoluciona a utilização de um champagne: Veuve Clicquot Rich

  A Maison Veuve Clicquot, que consegue exercer a difícil tarefa de aliar a tradição ao novo, inova mais uma vez, com uma proposta que visa oferecer ao apreciador de champagne o exercício da descoberta.
Está lançado o champagne da mixologia (*). Usar um champagne na mixologia não seria novo, se a casa Veuve Clicquot não tivesse criado um champagne exclusivamente para este fim.

Foi lançado o Veuve Clicquot Rich, um champagne doce classificação “doux” com 60 gramas de açúcar e um assemblage (**) com 45% de Pinot Noir, a casta marca da casa,  40% de Pinot Meunier, uma porcentagem maior que a usual nos demais champagnes da Veuve Clicquot e 15% de Chardonnay.

O  champagne Veuve Clicquot Rich foi apresentado à imprensa, em junho de 2015, em petit comité, na suíte presidencial do Hotel Unique em São Paulo.

veuve-clicquot-rich-revista-eno-estilo-07-320  veuve-clicquot-rich-revista-eno-estilo-08-320

Claro que meu primeiro impulso foi o de saboreá-lo puro, afinal reconhecer as notas de tradição da Maison Veuve Clicquot é sempre, a cada nova experiência, um exercício de prazer.

Não sei se o leitor desta está a par, mas cada casa de champagne de qualidade e tradição mantém o estilo de seu champagne básico, o champagne NV, “non vintage” a cada ano, sempre impecavelmente igual.  NEW LABELO champagne considerado o básico da linha é exatamente o que carrega a responsabilidade de representar o estilo da casa. Tarefa dificílima que torna os enólogos de champagne, os  mais bem pagos do mundo. A cada ano, estejam as safras como estiverem, caberá ao enólogo fazer surgir, numa roda viva de cortes entre uvas e safras para  elaborar o champagne NV, aquele sabor e aromas inconfundíveis, que esperamos ao abrir um champagne que representa a casa. Na Maison Veuve Clicquot será o tradicional champagne de rótulo amarelo intenso.

Requintes do mundo do vinho, fascinação que explode nas incomparavelmente finas borbulhas de um champagne.

Falando da degustação do champagne Veuve Clicquot Rich

Doçura intensa, acidez aparentemente camuflada pelo açúcar, que irá revelar-se de acordo com a mistura elaborada no drink. Muito interessante como este champagne, o VC Rich  dá a impressão de se alterar de acordo com o ingrediente adicionado e não estou falando de sucos, apenas da inclusão por exemplo de fatias de pepino. O que me chamou especial atenção, foi eu poder reconhecer as deliciosas notas de panificação e uns toques de amêndoas  que saltaram da taça com o champagne puro.

Alguns ingredientes foram testados e sugeridos no serviço do Veuve Clicquot Rich

veuve-clicquot-rich-revista-eno-estilo-02-320Em uma taça grande:

5 cubos de gelo + um dos ingredientes abaixo + champagne Veuve Clicquot Rich gelado.

Os 6 ingredientes testados pela casa e que são sugeridos para a degustação do champagne

Fruta Frescor Refinamento
     
Abacaxi Aipo Chá Earl Grey
Grapefruit Pimentão  
  Pepino  
     

Degustei com alguns dos ingredientes sugeridos e os meus destaques são grapefruit para os momentos que que se quer que o resultado tenha o açúcar em pauta. Com pepino cria uma sensação bem integrada em boca, com o açúcar menos aparente. Com o chá o sabor atinge uma dimensão de experiência deliciosa, o açúcar fica discretamente aparente e as notas do chá se mesclam às do champagne, num enriquecimento de requinte e delicadeza. Grande descoberta que estará focado em apenas 11 mercados consumidores, estando o Brasil entre eles.

veuve-clicquot-rich-revista-eno-estilo-03-320  veuve-clicquot-rich-revista-eno-estilo-04-320

Como no evento havia uma estação de criação para que os participantes pudessem elaborar testes com o champagne, eu fui convidada a experimentar e minha criação foi bem mais ousada. Fiz o que alguém em casa faria, tentar inovar com uma mistura de ingredientes que estava a mão. Usei um pedacinho de gengibre, umas folhas de manjericão, abacaxi que foram macerados e a eles adicionados 3 bagos de uvas.

Ficou saboroso e exótico. A sensação após o drink montado foi a de que o champagne fosse seco (brut ou até extra brut), o açúcar integrou-se ao conjunto, resultando em sabores mais intensos, arrojados e sedutores.

O projeto da Maison Veuve Clicquot foi e é fantástico e dará margem a muitas descobertas, aos mixologistas e aos barmen, a todos que apreciam ampliar as possibilidades de prazer desta fascinante bebida que é o champagne.

Preço sugerido: R$ 420,00
SAC LVMH: (11) 3062-8388

(*) Mixologia: Basicamente, mixologia é a arte de misturar componentes alcoólicos e não alcoólicos visando a criação de novos sabores com equilíbrio.
(**) Assemblage: Termo francês utilizado para designar que um vinho é resultado de uma mistura de uvas, podendo ser chamado também de corte ou blend, termo mais tradicional para destilados.

por Camila H. Coletti
Editora
22/06/2015
Sobre a editora

b-300-revista-eno-estilo-1home-red.jpg

 

Quer ler mais sobre champagne?b-220-revista-eno-estilo-rolhas-champagne

Dica de vinho do dia | Champagne brut, demi-sec, pas dosé…
Não chame todo vinho que borbulha de champagne



Revista Eno Estilo – Revista de vinhos e lifestyle




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.